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Tentar compreender os conteúdos matemáticos que emergem na criança dos 12 aos 24 meses de idade face à exploração do espaço e materiais constituintes do seu quotidiano e a valorização que os agentes educativos promovem dos mesmos.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria
dc.contributor.authorCoelho, Dina
dc.date.accessioned2016-06-06T18:57:19Z
dc.date.available2016-06-06T18:57:19Z
dc.date.issued2013-07-16
dc.description.abstractEste relatório final teve por base o trabalho desenvolvido ao longo do estágio da unidade curricular: Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizado com um grupo de onze crianças em valência de creche, numa instituição privada de solidariedade social (IPSS), tendo como finalidade a consecução do grau de mestre em educação pré-escolar. Teve como objetivo entender as atividades do dia-a-dia das crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses, que são promotoras do desenvolvimento de competências matemáticas e também a importância que os educadores lhes atribuem. De forma a obter estes dados, foi necessário recorrer a uma abordagem qualitativa e interpretativa, que permitiu uma visão mais abrangente das respostas obtidas. Valorizou-se o processo de obtenção de dados, investindo tanto nas opiniões dos educadores a quem se aplicou o estudo, como nos registos efetuados com as crianças observadas e respetivos documentos institucionais que nos permitiram um conhecimento mais lato do grupo de crianças e do contexto pedagógico em que estavam inseridas. A análise de dados evidenciou que os educadores recorrem a um determinado conjunto de atividades para promover a aquisição desses conteúdos, e que uma parte dessas atividades recorre ao uso de materiais pedagógicos em vez das situações pertencentes ao quotidiano da criança. Revelou também uma certa disparidade na escolha das atividades por parte dos educadores: uns selecionaram todas as atividades como promotoras e outros apenas duas atividades. A consciencialização da importância de utilizar as atividades do quotidiano da criança como promotoras do seu próprio desenvolvimento, uma vez que esta aprende fazendo e através das suas vivências, é o cerne deste estudo.pt_PT
dc.identifier.tid201176505pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13921
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectConteúdos matemáticospt_PT
dc.subjectAtividades/situaçõespt_PT
dc.subjectQuotidianopt_PT
dc.subjectPrimeira Infânciapt_PT
dc.subjectAgentes educativospt_PT
dc.titleTentar compreender os conteúdos matemáticos que emergem na criança dos 12 aos 24 meses de idade face à exploração do espaço e materiais constituintes do seu quotidiano e a valorização que os agentes educativos promovem dos mesmos.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa

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