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Authors
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Abstract(s)
A Força Aérea Portuguesa, como qualquer outra instituição, é um elemento da
sociedade e, como tal, tem que se construir como um parceiro interveniente e mobilizador.
Por isso tem que ter a preocupação de criar a imagem junto da sociedade. E se para isso
não existir uma estratégia de comunicação, a Força Aérea não terá a imagem que deseja.
Este trabalho estuda a estratégia da imagem da FAP e o modo como esta é
percepcionada pelos jovens. O modelo de análise é baseado na pergunta de partida: “Em
que medida a imagem da FAP influencia os jovens na sua opção de alistamento neste
ramo das Forças Armadas?”. A recolha de dados conducente à testagem das hipóteses
incluiu entrevistas ao Director do CRFA e a um elemento da Área de Imagem do GCRP do
MDN e a inquirição, por questionário, de todos os candidatos chamados a prestar provas
no CRFA durante o mês de Janeiro de 2009.
O trabalho inicia-se com a caracterização dos jovens que efectuaram testes de
selecção no CRFA, apresentando-se as suas atitudes, valores pessoais e profissionais e
indicando-se as pessoas que mais os influenciam.
Seguidamente, pondera-se da importância dos factores de motivação comuns às
FFAA e dos elementos específicos da FAP na decisão dos jovens.
Por fim, é feito o enquadramento das envolventes da comunicação das organizações
e das estratégias de identidade e imagem da FAP e consideram-se as entidades envolvidas
na comunicação da imagem e o modo como elas coordenam a sua acção. São estudadas a
interacção e a cooperação internas em eventos em que a FAP participa em simultâneo com
os outros ramos da DN.
O conhecimento adquirido com este trabalho de investigação pretende dar pistas
para instrumentalizar as estratégias de imagem da FAP, de modo a que se atinjam os
objectivos de recrutamento da organização. Abstract: The Portuguese Air Force (PRTAF) has a role in society as a motivator and an
intervening partner but if its communication strategy is not adequate, the Air Force will not
exist in the eyes of the public.
This research work studies the image strategy of the PRTAF and the way it is
understood by youth. Steered by the leading question “In what way does the image of the
PRTAF influence youth in their enlistment options?”, the paper begins by characterizing
the young while considering their attitudes, and life and professional values. The research
also tried to find out if there was someone who influenced them in their enlistment
decis ion.
Next, the paper tries to figure out if what drives the youth towards the PRTAF are
values common to the all the military or ones that are particular to the PRTAF.
Finally there is a framing of the orga nizations’ communication processes and the ir
identity and image strategies. Is goes on considering the entities participating in the
communication process of the PRTAF and the way they coordinate their actions.
The knowledge acquired with this investigation conveys clues on how to steer the
image strategies of the PRTAF in a way that will maximize the effectiveness and
attainment of the recruitment goals.
Description
Keywords
Imagem Recrutamento Comunicação Identidade Estratégia de comunicação Diferenciação Singularidade Pluralidade Meio aeronáutico Público-alvo Forças Armadas Defesa Nacional