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Abstract(s)
Analisa-se os desafios da gestão escolar mediante o uso do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
(FUNDEB) na região do Médio Mearim, sob a jurisdição da Unidade Regional de Educação de
Pedreiras, no estado do Maranhão – Brasil. A pesquisa parte da premissa de que o FUNDEB,
enquanto principal mecanismo de financiamento da educação básica no país, é fundamental
para garantir o acesso, permanência e qualidade do ensino público, bem como para a
valorização dos profissionais da educação e fortalecimento da gestão escolar. O estudo adota
uma abordagem quantitativa e qualitativa, com levantamento documental e entrevistas com
gestores escolares e professores da rede pública municipal. Os resultados evidenciam que,
embora o FUNDEB tenha contribuído significativamente para a melhoria das condições de
ensino e remuneração dos docentes, ainda existem barreiras relacionadas à distribuição
equitativa dos recursos, à capacitação contínua dos profissionais, à transparência na aplicação
dos fundos e à autonomia administrativa das escolas. Conclui-se propondo recomendações para
a otimização do uso dos recursos do FUNDEB, com vistas a fortalecer a equidade e a eficácia
da política educacional na região.
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Keywords
gestão escolar ensino educação
