Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da música no desenvolvimento:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Alexandra Marquez.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget – ISEIT Almada. Este documento está divido em duas partes principais. Na primeira parte será apresentado a parte de todo o relatório da Prática de Ensino Supervisionada, uma pequena introdução sobre a escola onde foi realizado o estágio, revisão das planificações criadas pela docente e por fim, uma análise e reflexão de todo este projeto e aprendizagem. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação intitulada “A Importância da Música no Desenvolvimento – um enfoque nos processos relacionados com o comportamento”. Esta temática surgiu devido a uma aluna que acompanhou no estabelecimento da Prática de Ensino Supervisionada, que demonstrou comportamentos incorretos para a sala de aula. A mestranda já tinha curiosidade em saber mais sobre as influências e valências positivas da música para as crianças. Conjugou-se então este tema com os vários tipos de comportamento. A aprendizagem da música tem imensos benefícios tanto para idades mais novas como mais velhas, sendo que para quem começa numa tenra idade consegue ter benefícios a nível motor, cerebral, intelectuais e emocionais. A musicoterapia fala exatamente sobre de como a música consegue ajudar todos os tipos de pessoas. Além de toda esta parte de investigação, esta experiência fez a mestranda pensar na sua docência de forma muito mais organizada, planeada, pensada e realizada de uma forma muito mais analisada. Ter de avaliar aula a aula (da aluna em específico), criar tipos de metodologias diferentes, ajudou a entender de uma forma muito mais concreta o quão importante é cada aula e a forma como nos adaptamos conforme a necessidade e até personalidade de cada aluno.

Description

Keywords

Música Ensino da música Prática individual Flauta Distúrbios comportamentais Benefícios Aprendizagem musical

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License