Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da música no desenvolvimento:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Alexandra Marquez.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget – ISEIT Almada. Este documento está divido em duas partes principais. Na primeira parte será apresentado a parte de todo o relatório da Prática de Ensino Supervisionada, uma pequena introdução sobre a escola onde foi realizado o estágio, revisão das planificações criadas pela docente e por fim, uma análise e reflexão de todo este projeto e aprendizagem. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação intitulada “A Importância da Música no Desenvolvimento – um enfoque nos processos relacionados com o comportamento”. Esta temática surgiu devido a uma aluna que acompanhou no estabelecimento da Prática de Ensino Supervisionada, que demonstrou comportamentos incorretos para a sala de aula. A mestranda já tinha curiosidade em saber mais sobre as influências e valências positivas da música para as crianças. Conjugou-se então este tema com os vários tipos de comportamento. A aprendizagem da música tem imensos benefícios tanto para idades mais novas como mais velhas, sendo que para quem começa numa tenra idade consegue ter benefícios a nível motor, cerebral, intelectuais e emocionais. A musicoterapia fala exatamente sobre de como a música consegue ajudar todos os tipos de pessoas. Além de toda esta parte de investigação, esta experiência fez a mestranda pensar na sua docência de forma muito mais organizada, planeada, pensada e realizada de uma forma muito mais analisada. Ter de avaliar aula a aula (da aluna em específico), criar tipos de metodologias diferentes, ajudou a entender de uma forma muito mais concreta o quão importante é cada aula e a forma como nos adaptamos conforme a necessidade e até personalidade de cada aluno.

Description

Keywords

Música Ensino da música Prática individual Flauta Distúrbios comportamentais Benefícios Aprendizagem musical

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License