Publication
A importância da música no desenvolvimento:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Ana Leonor | |
dc.contributor.author | Marquez, Alexandra | |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T10:45:32Z | |
dc.date.available | 2022-08-09T10:45:32Z | |
dc.date.issued | 2022-04-27 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget – ISEIT Almada. Este documento está divido em duas partes principais. Na primeira parte será apresentado a parte de todo o relatório da Prática de Ensino Supervisionada, uma pequena introdução sobre a escola onde foi realizado o estágio, revisão das planificações criadas pela docente e por fim, uma análise e reflexão de todo este projeto e aprendizagem. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação intitulada “A Importância da Música no Desenvolvimento – um enfoque nos processos relacionados com o comportamento”. Esta temática surgiu devido a uma aluna que acompanhou no estabelecimento da Prática de Ensino Supervisionada, que demonstrou comportamentos incorretos para a sala de aula. A mestranda já tinha curiosidade em saber mais sobre as influências e valências positivas da música para as crianças. Conjugou-se então este tema com os vários tipos de comportamento. A aprendizagem da música tem imensos benefícios tanto para idades mais novas como mais velhas, sendo que para quem começa numa tenra idade consegue ter benefícios a nível motor, cerebral, intelectuais e emocionais. A musicoterapia fala exatamente sobre de como a música consegue ajudar todos os tipos de pessoas. Além de toda esta parte de investigação, esta experiência fez a mestranda pensar na sua docência de forma muito mais organizada, planeada, pensada e realizada de uma forma muito mais analisada. Ter de avaliar aula a aula (da aluna em específico), criar tipos de metodologias diferentes, ajudou a entender de uma forma muito mais concreta o quão importante é cada aula e a forma como nos adaptamos conforme a necessidade e até personalidade de cada aluno. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203050762 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41583 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Ensino da música | pt_PT |
dc.subject | Prática individual | pt_PT |
dc.subject | Flauta | pt_PT |
dc.subject | Distúrbios comportamentais | pt_PT |
dc.subject | Benefícios | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem musical | pt_PT |
dc.title | A importância da música no desenvolvimento: | pt_PT |
dc.title.alternative | um enfoque nos processos relacionados com o comportamento | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |