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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho corresponde ao projeto realizado para finalização do Mestrado em
Gestão de Empresas, descrevendo as funções como F&B Junior Coordinator, no
departamento F&B Administration do hotel Radisson Blu Golden Sands em Malta, em
estágio com a duração de 4 meses em 2021.
Os principais contributos do presente relatório assentam na realização de análises
SWOT e PESTAL, para melhor contextualização, bem como na utilização de estatísticas
descritivas dos dados recolhidos no decurso no estágio, considerando: os resultados
financeiros apresentados nos bares do hotel durante os meses de estágio; análise dos
cover reports por mês e por restaurante; análise de questionários de satisfação dos
clientes; faturação estimada na época festiva e a comparação da evolução anual.
Os resultados apontam para uma tendência de decréscimo da faturação dos bares entre
setembro de novembro de 2021, associada à sazonalidade, e tendência semelhante foi
verificada nos restaurantes. O restaurante Flavours apresentou uma melhoria em 2021,
fruto dos ajustamentos implementados para fazer face à COVID-19. Dos questionários
dos clientes resultou que, em 2021, os restaurantes apresentaram uma melhoria no
nível global de satisfação, e 99% e 90% dos inquiridos, respetivamente, pretendem
voltar ao restaurante indiano e italiano. Os resultados da época festiva apontam para
menos reservas em 2021 e valor de vendas inferior ao do ano anterior.
A realização do relatório de estágio demonstra que o Hotel possui vantagens
competitivas relativamente à concorrência, tais como localização e relação com clientes
ingleses, tendo obtido bons resultados, mesmo no período da pandemia.
Description
Keywords
Turismo em Malta food and beverage satisfação dos clientes vantagem competitiva