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A Influência da Gamificação no Consumer Brand Engagement

dc.contributor.advisorBacalhau, Lara Sofia Mendes
dc.contributor.advisorOliveira, Margarida Sofia de Freitas
dc.contributor.authorNeves, Joana Raquel da Silva
dc.date.accessioned2024-01-12T18:24:36Z
dc.date.available2024-12-20T01:30:53Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA Gamificação tem vindo a ganhar, cada vez mais, destaque nas estratégias de Marketing, principalmente quando relacionados com os dispositivos móveis e avanços tecnológicos nas indústrias criativas. Muitas empresas acreditam que a Gamificação pode aumentar o envolvimento, consciencialização e fidelidade nas relações com as marcas, através de mecanismos dinâmicos e divertidos que envolvem os jogadores, das gerações mais baixas às mais altas, criativamente, apesar de ainda existirem preconceitos relacionados. No entanto, é percetível alguma carência em provas empíricas que apoiem estas crenças, principalmente no mercado português. Neste estudo, é analisada a influência entre a Gamificação e o Consumer Brand Engagement, nos gamers portugueses. Para o efeito, realizou-se um estudo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra de 485 indivíduos válidos. Em termos estatísticos, recorreu-se à teoria de modelação de equações estruturais, com uma abordagem baseada na covariância. Os resultados mostram que a dimensão imersão da Gamificação acarreta uma influência positivamente associada a três dimensões do Consumer Brand Engagement (absorção, afeção e conexão social). As dimensões da Gamificação: realização e interação social encontram-se positivamente influenciadas na identificação e conexão social, e absorção e afeção respetivamente, para com o Consumer Brand Engagement. Os resultados permitem inferir que a Gamificação pode afetar positivamente o Consumer Brand Engagement, sendo uma estratégia eficaz para a gestão das marcas.pt_PT
dc.identifier.tid203464540pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48892
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectConsumer Brand Engagementpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectGamers portuguesespt_PT
dc.titleA Influência da Gamificação no Consumer Brand Engagementpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctPublicação de um artigo científicopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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