Publication
A Influência da Gamificação no Consumer Brand Engagement
dc.contributor.advisor | Bacalhau, Lara Sofia Mendes | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Margarida Sofia de Freitas | |
dc.contributor.author | Neves, Joana Raquel da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T18:24:36Z | |
dc.date.available | 2024-12-20T01:30:53Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | A Gamificação tem vindo a ganhar, cada vez mais, destaque nas estratégias de Marketing, principalmente quando relacionados com os dispositivos móveis e avanços tecnológicos nas indústrias criativas. Muitas empresas acreditam que a Gamificação pode aumentar o envolvimento, consciencialização e fidelidade nas relações com as marcas, através de mecanismos dinâmicos e divertidos que envolvem os jogadores, das gerações mais baixas às mais altas, criativamente, apesar de ainda existirem preconceitos relacionados. No entanto, é percetível alguma carência em provas empíricas que apoiem estas crenças, principalmente no mercado português. Neste estudo, é analisada a influência entre a Gamificação e o Consumer Brand Engagement, nos gamers portugueses. Para o efeito, realizou-se um estudo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra de 485 indivíduos válidos. Em termos estatísticos, recorreu-se à teoria de modelação de equações estruturais, com uma abordagem baseada na covariância. Os resultados mostram que a dimensão imersão da Gamificação acarreta uma influência positivamente associada a três dimensões do Consumer Brand Engagement (absorção, afeção e conexão social). As dimensões da Gamificação: realização e interação social encontram-se positivamente influenciadas na identificação e conexão social, e absorção e afeção respetivamente, para com o Consumer Brand Engagement. Os resultados permitem inferir que a Gamificação pode afetar positivamente o Consumer Brand Engagement, sendo uma estratégia eficaz para a gestão das marcas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203464540 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48892 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Consumer Brand Engagement | pt_PT |
dc.subject | Marketing | pt_PT |
dc.subject | Gamers portugueses | pt_PT |
dc.title | A Influência da Gamificação no Consumer Brand Engagement | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.embargofct | Publicação de um artigo científico | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Coimbra |