Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.31 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A satisfação do cliente (SC) é um indicador significativo e uma das dimensões
fundamentais para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem (QCE). Os
enfermeiros gestores atuam como um elemento fundamental entre as necessidades dos
clientes, dos enfermeiros e da organização.
O presente trabalho pretende avaliar a SC com os CE prestados por uma Equipa de
Cuidados Continuados Integrados (ECCI) de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES)
da região de Lisboa.
O instrumento de recolha de dados neste estudo foi o formulário SATENF-ECCI
[Versão2] “Satisfação dos Clientes com os Cuidados de Enfermagem Prestados nas Equipas
de Cuidados Continuados Integrados” de (Vilela 2018). A análise quantitativa dos dados foi
feita com recurso ao programa SPSS 2
Das seis dimensões analisadas verifica-se no geral com boa pontuação, no entanto
destacam-se o Acesso e as Competências do Enfermeiro. As menos pontuadas foram o
envolvimento e participação dos clientes, CE, organização dos cuidados e intensidade no
acompanhamento e continuidade de cuidados.
Conclui-se que, melhorar na explicação sobre o funcionamento e organização do
serviço; alargar o tempo de dedicação ao prestador de cuidados bem como prepará-lo para
prestar cuidados ao cliente dependente e aumentar o número de visitas, beneficia o cliente e
a sua satisfação com os CE.
Description
Keywords
Administração em enfermagem Gestão da qualidade Cuidados de enfermagem Satisfação do paciente