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Determinantes da performance das empresas de transporte de mercadorias em Portugal: nova evidĂȘncia usando dados em painel
dc.contributor.advisor | Neves, Maria Elisabete Neves | |
dc.contributor.advisor | Viseu, Clara Margarida Pisco | |
dc.contributor.author | Lopes, Adriana Flor Dias da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-12-30T16:01:27Z | |
dc.date.available | 2020-12-30T16:01:27Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O setor dos transportes de mercadorias detĂ©m um papel preponderante na nossa economia. Portugal representa um dos paĂses da UniĂŁo Europeia mais dependentes deste meio de transporte. Portanto, Ă© inevitĂĄvel que todos os setores econĂłmicos da atualidade estejam dependentes da eficiĂȘncia deste setor. Pode mesmo dizer-se, que a economia do paĂs abrandaria drasticamente se todos os transportes de mercadorias parassem. O desempenho financeiro do setor dos transportes tem sido foco de atenção em diversos estudos, nĂŁo sĂł para acadĂ©micos, como tambĂ©m para investidores, mas existe uma escassez de literatura cientĂfica que aborde o desempenho financeiro das empresas de transporte rodoviĂĄrio de mercadorias. Neste contexto, tendo em conta a importĂąncia deste setor na economia nacional, o presente estudo tem como objetivo investigar se o preço dos combustĂveis influencia de forma direta o desempenho das empresas de transporte de mercadorias, no nosso paĂs. De forma a alcançar o objetivo proposto, foi utilizada uma amostra constituĂda por 498 empresas portuguesas, no perĂodo compreendido entre 2011 e 2017. Adicionalmente, serĂĄ estudado o subperĂodo compreendido entre 2011 e 2014, de modo a compreender o impacto da crise da dĂvida soberana e da intervenção da Troika no desempenho das empresas portuguesas do setor em anĂĄlise. A metodologia utilizada para testar as hipĂłteses formuladas foi o modelo de dados em painel, mais concretamente, o Generalized Method of Moments (GMM- System) inicialmente proposto por Arellano e Bond (1991) e desenvolvido por Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998). De uma forma geral, o sinal e significĂąncia das variĂĄveis em estudo demonstram que as variĂĄveis internas e externas influenciam o desempenho das empresas analisadas e que de facto os gastos com combustĂvel sĂŁo um importante fator de influĂȘncia. Conclui-se que, quanto maior sĂŁo os gastos com combustĂveis menor Ă© o desempenho das organizaçÔes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202571319 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/34493 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | GMM | pt_PT |
dc.subject | ROA | pt_PT |
dc.subject | Transporte de mercadorias | pt_PT |
dc.title | Determinantes da performance das empresas de transporte de mercadorias em Portugal: nova evidĂȘncia usando dados em painel | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Coimbra |
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