Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Determinantes da performance das empresas de transporte de mercadorias em Portugal: nova evidĂȘncia usando dados em painel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Adriana_Lopes.pdf460.62 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O setor dos transportes de mercadorias detĂ©m um papel preponderante na nossa economia. Portugal representa um dos paĂ­ses da UniĂŁo Europeia mais dependentes deste meio de transporte. Portanto, Ă© inevitĂĄvel que todos os setores econĂłmicos da atualidade estejam dependentes da eficiĂȘncia deste setor. Pode mesmo dizer-se, que a economia do paĂ­s abrandaria drasticamente se todos os transportes de mercadorias parassem. O desempenho financeiro do setor dos transportes tem sido foco de atenção em diversos estudos, nĂŁo sĂł para acadĂ©micos, como tambĂ©m para investidores, mas existe uma escassez de literatura cientĂ­fica que aborde o desempenho financeiro das empresas de transporte rodoviĂĄrio de mercadorias. Neste contexto, tendo em conta a importĂąncia deste setor na economia nacional, o presente estudo tem como objetivo investigar se o preço dos combustĂ­veis influencia de forma direta o desempenho das empresas de transporte de mercadorias, no nosso paĂ­s. De forma a alcançar o objetivo proposto, foi utilizada uma amostra constituĂ­da por 498 empresas portuguesas, no perĂ­odo compreendido entre 2011 e 2017. Adicionalmente, serĂĄ estudado o subperĂ­odo compreendido entre 2011 e 2014, de modo a compreender o impacto da crise da dĂ­vida soberana e da intervenção da Troika no desempenho das empresas portuguesas do setor em anĂĄlise. A metodologia utilizada para testar as hipĂłteses formuladas foi o modelo de dados em painel, mais concretamente, o Generalized Method of Moments (GMM- System) inicialmente proposto por Arellano e Bond (1991) e desenvolvido por Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998). De uma forma geral, o sinal e significĂąncia das variĂĄveis em estudo demonstram que as variĂĄveis internas e externas influenciam o desempenho das empresas analisadas e que de facto os gastos com combustĂ­vel sĂŁo um importante fator de influĂȘncia. Conclui-se que, quanto maior sĂŁo os gastos com combustĂ­veis menor Ă© o desempenho das organizaçÔes.

Description

Keywords

GMM ROA Transporte de mercadorias

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License