Publication
Diversidade cultural em contexto educativo
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.author | Fonseca, Raquel Filipa Coutinho da | |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T08:00:29Z | |
dc.date.available | 2021-09-28T08:00:29Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Cada vez mais, nos dias que correm, a aceitação e o respeito pela diversidade cultural são fatores essenciais para a tolerância e para uma pacífica convivência. Embora, genericamente, a natureza das crianças não revele qualquer tipo de ressentimento ou rancor em relação a pessoas de nacionalidade, cultura ou etnia diferentes, a verdade é que, com o passar do tempo, se assistirem a situações de racismo e de desrespeito pela diferença, podem vir a comportar-se seguindo padrões completamente desadequados. Ou seja, nós, enquanto adultos(as) e membros ativos da sociedade atual, somos responsáveis pela forma como os(as) mais novos(as) veem o mundo e como aceitam (ou não) os(as) outros(as), independentemente da sua nacionalidade, etnia ou cultura. Neste sentido, é nosso dever aceitar, respeitar e tratar com igualdade todos(as) aqueles(as) que nos rodeiam e interagem connosco, seja em contexto laboral ou social. O principal objetivo deste trabalho é compreender de que forma a diversidade cultural é encarada em contexto escolar, isto é, perceber se docentes e alunos(as) aceitam as diferenças culturais, se todos(as) os(as) alunos(as) são integrados(as), independentemente da sua nacionalidade e, acima de tudo, se as diferenças são respeitadas e se há, entre todos(as), partilha de valores. O presente Relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, enquadra-se o tema da diversidade cultural, definem-se os conceitos, aborda-se a diversidade cultural nas sociedades atuais e na escola e refere-se o papel do(a) professor(a) no respeito pela diversidade cultural. Posteriormente, caracteriza-se o contexto no qual foi realizado este trabalho, reflete-se sobre as práticas utilizadas e sobre o que se pretendia colocar em prática com o grupo de estágio. Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção sobre o tema em questão e fazem-se algumas considerações finais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202768244 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37589 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Diversidade Cultural | pt_PT |
dc.subject | Respeito | pt_PT |
dc.subject | Impacto | pt_PT |
dc.subject | Papel do Professor | pt_PT |
dc.title | Diversidade cultural em contexto educativo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1