Repository logo
 
Publication

A importância da expressão plástica na faixa etária dos 5 anos

dc.contributor.advisorLatka, Joanna
dc.contributor.authorGuilerme, Maria Luís Rosado
dc.date.accessioned2018-01-18T11:24:48Z
dc.date.available2018-01-18T11:24:48Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório aborda uma investigação-ação, realçando a importância da Expressão Plástica em idade Pré-Escolar, com foco na faixa etária dos 5 anos. Como tal, o principal objetivo deste trabalho é conferir a devida notoriedade ao desenvolvimento de atividades no âmbito da Educação Artística, bem como refletir acerca do papel que o educador e a escola desempenham nesta área. Atualmente, o convívio das crianças com a Arte e as imagens é diário, uma vez que estas estão presentes no nosso quotidiano, impulsionando naturalmente a educação plástica. Assim sendo, “é necessário estabelecer uma organização pedagógica que permita uma adequação positiva e eficaz das práticas artísticas junto das crianças.” (Oliveira, 2007, p. 62). Constatamos que na maioria dos casos os intervenientes da ação educativa recor-rem à Expressão Plástica apenas como área complementar de outras áreas ou como uma distração para as crianças. Porém, como Brilhante (2007, s.p.), defende “a arte não é ocupação dos tempos livres (…) ". Assim sendo, durante todo o percurso pretendemos desenvolver com crianças de cinco anos de um colégio em Lisboa, atividades onde teriam oportunidade de explorar e manipular diferentes técnicas e instrumentos e despertar o seu espírito crítico.pt_PT
dc.description.abstractThis report is focused on a research-action, stressing the importance of Artistic Expression among pre-school children, targeting the group of children with 5 years of age. Therefore, the main objective of this report is to give due priority to the develop-ment of activities under the Artistic Education field, as well as to reflect on the role that the teacher and the school may play in this area. The interaction of children with art and images is nowadays common, as these are present in our daily lives, naturally encouraging the artistic education. Therefore, "it is necessary to establish an educational organization that allows a positive and effective adjustment of artistic practices with children." (Oliveira, 2007, p. 62). We have found that in most cases, the players involved in the educational activity make use of the Artistic Expression only as a complementary area to other or even as a distraction for children. However, as Brilhante (2007) has argued, "art is not free-time (...)" and hence the need to pay attention to Artistic Expression since the children's childhood is of utmost importance. As such, we intended to develop with five years chil-dren of a Kindergarten/school in Lisbon during the whole approach, activities where they would have the opportunity to explore and handle different techniques and instru-ments and could awaken their critical, creative and constructive spiritpt_PT
dc.identifier.tid201856913
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20601
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExpressão Plásticapt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectPré-Escolarpt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectArtistic Educationpt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectKindergarten Teacherpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.titleA importância da expressão plástica na faixa etária dos 5 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Maria Guilherme_ FINAL.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: