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A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do ensino primário, no início do século XX
dc.contributor.author | Santiago, A. | |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T13:54:55Z | |
dc.date.available | 2023-10-18T13:54:55Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Este artigo discute a abordagem da subtração em três obras do início do século XX: duas usadas na formação de professores para o Ensino primário relacionadas com Matemática e Pedagogia e outra usada como manual escolar do Ensino Primário, em Portugal. Tem-se como objetivo perceber a abordagem que apresentavam relativamente a esta operação aritmética, do ponto de vista matemático e didático. Para tal foi utilizada a metodologia de investigação histórica, através da análise documental de fontes primárias. Começou-se por analisar o que referiam os programas do Ensino Primário e do Ensino Normal, relativamente às operações aritméticas, em particular a subtração para depois se proceder à análise de cada uma das obras, na parte relativa à operação aritmética subtração. Observou-se que as obras apresentam diferentes formas de abordar a subtração, apresentando diferentes métodos (compensação ou decomposição). Também os exercícios apresentam diferenças, nomeadamente em relação à quantidade. Verificouse ainda que as três obras abordam as três situações (caso em que cada número é apenas representado por um algarismo, caso em que todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor e caso em que nem todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47332 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [Universidade Cruzeiro do Sul] | pt_PT |
dc.subject | Ensino Primário | pt_PT |
dc.subject | Formação de Professores do Ensino Primário | pt_PT |
dc.subject | Aritmética | pt_PT |
dc.subject | Subtração | pt_PT |
dc.subject | Livro Didático | pt_PT |
dc.subject | Primary Education | pt_PT |
dc.subject | Training of Primary School Teachers | pt_PT |
dc.subject | Arithmetic | pt_PT |
dc.subject | Subtraction | pt_PT |
dc.subject | Textbook | pt_PT |
dc.title | A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do ensino primário, no início do século XX | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | [São Paulo] | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 5 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | REnCiMa | pt_PT |
oaire.citation.volume | 12 | pt_PT |
person.familyName | Esteves Santiago | |
person.givenName | Ana Elisa | |
person.identifier.ciencia-id | B313-9F4D-365A | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353 | |
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