Repository logo
 
Publication

A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do ensino primário, no início do século XX

dc.contributor.authorSantiago, A.
dc.date.accessioned2023-10-18T13:54:55Z
dc.date.available2023-10-18T13:54:55Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste artigo discute a abordagem da subtração em três obras do início do século XX: duas usadas na formação de professores para o Ensino primário relacionadas com Matemática e Pedagogia e outra usada como manual escolar do Ensino Primário, em Portugal. Tem-se como objetivo perceber a abordagem que apresentavam relativamente a esta operação aritmética, do ponto de vista matemático e didático. Para tal foi utilizada a metodologia de investigação histórica, através da análise documental de fontes primárias. Começou-se por analisar o que referiam os programas do Ensino Primário e do Ensino Normal, relativamente às operações aritméticas, em particular a subtração para depois se proceder à análise de cada uma das obras, na parte relativa à operação aritmética subtração. Observou-se que as obras apresentam diferentes formas de abordar a subtração, apresentando diferentes métodos (compensação ou decomposição). Também os exercícios apresentam diferenças, nomeadamente em relação à quantidade. Verificouse ainda que as três obras abordam as três situações (caso em que cada número é apenas representado por um algarismo, caso em que todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor e caso em que nem todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47332
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[Universidade Cruzeiro do Sul]pt_PT
dc.subjectEnsino Primáriopt_PT
dc.subjectFormação de Professores do Ensino Primáriopt_PT
dc.subjectAritméticapt_PT
dc.subjectSubtraçãopt_PT
dc.subjectLivro Didáticopt_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.subjectTraining of Primary School Teacherspt_PT
dc.subjectArithmeticpt_PT
dc.subjectSubtractionpt_PT
dc.subjectTextbookpt_PT
dc.titleA abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do ensino primário, no início do século XXpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[São Paulo]pt_PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.issue5pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleREnCiMapt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNameEsteves Santiago
person.givenNameAna Elisa
person.identifier.ciencia-idB313-9F4D-365A
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A abordagem da subtração nos manuais.pdf
Size:
879.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: