Repository logo
 
Publication

A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos

dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.authorSilva, Mariana Antunes da
dc.date.accessioned2021-06-28T09:07:45Z
dc.date.available2021-06-28T09:07:45Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, e está intitulado de “Introdução de hábitos de leitura no Ensino Pré-Escolar”. O documento aborda temas como a promoção de hábitos de leitura ao longo do Ensino Pré-Escolar, o papel do educador e da família na promoção de hábitos de leitura das crianças, bem como dos espaços que as rodeiam e estratégias para a promoção de hábitos de leitura, entre outros. Este relatório é um documento reflexivo e crítico, onde são descritas atividades e estratégias colocadas em prática no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar onde o principal foco das atividades era criar uma rotina/hábito de leitura semanal. Com esta prática foi possível perceber e compreender quais os hábitos de leitura das crianças no Jardim de infância, e também em casa com as suas famílias através de conversas e questões que iam sendo colocadas às crianças. Foi possível verificar nesta prática quais as crianças que ao longo do tempo se iam interessando pela área da biblioteca da sala. Através da investigação realizada para este relatório é possível perceber e compreender aspetos importantes a ter em conta no desenvolvimento das crianças através das histórias. É ainda possível perceber quais as competências orais que as crianças são capazes de adquirir através da mediação de histórias. Assim sendo, pretende-se através deste relatório refletir sobre as práticas e percecionar a importância das histórias no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Para que este desenvolvimento decorra com sucesso não podemos deixar de enfatizar a importância do papel do educador e da família neste processo, mas também realçar que a criança também tem um papel fulcral neste desenvolvimento.pt_PT
dc.identifier.tid202734757pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36899
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectHábitos de Leiturapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectPromoção da Leiturapt_PT
dc.titleA introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARIANA_SILVA.pdf
Size:
871.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format