Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Treino metacognitivo :

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESMP_133_reformulada.pdf1.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A esquizofrenia tem sido tradicionalmente tratada com terapêutica farmacológica, no entanto, têm vindo a surgir novas abordagens complementares, que se mostram eficazes na redução e melhoria de alguma sintomatologia, como é o caso do treino metacognitivo, cujo target é a diminuição da atividade delirante e melhoria do insight. Os objetivos de estágio foram: identificar os problemas da pessoa com doença mental em contexto de internamento e comunitário; realizar intervenções especializadas de enfermagem, nomeadamente implementar o treino metacognitivo; demonstrar um elevado nível de autoconhecimento e tomada de consciência enquanto pessoa e profissional, nos contextos de estágio. O estágio decorreu entre Novembro de 2020 e Abril de 2021, em contexto de internamento e comunitário. A metodologia passou por implementar o treino metacognitivo, segundo os autores Moritz & Woodward. Este programa comportou oito sessões de cerca de 45 minutos, com a frequência de uma a duas vezes por semana. Participaram em cada sessão seis utentes no contexto de internamento e cinco em contexto comunitário. O método foi expositivo e interativo, com recurso a exercícios práticos. Mediante a avaliação do insight, antes e após as oito sessões, através da escala de insight de Marková & Berrios, verificou-se que no total dos onze utentes que participaram no programa, três apresentaram um aumento nos valores do insight e dois mantiveram. Os restantes seis desceram ligeiramente a pontuação, podendo este fenómeno estar associado ao facto de a escala ser de autopreenchimento e algumas perguntas poderem ser ambíguas. Em conclusão, verificou-se que o treino metacognitivo obteve melhores resultados nos utentes em contexto de internamento.

Description

Keywords

Enfermagem psiquiátrica Transtornos mentais Esquizofrenia Metacognição

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License