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Os medos das crianças em contexto de urgência pediátrica
dc.contributor.author | Diogo, Paula | |
dc.contributor.author | Vilelas, José | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luiza | |
dc.contributor.author | Almeida, Tânia | |
dc.date.accessioned | 2018-08-21T09:13:55Z | |
dc.date.available | 2018-08-21T09:13:55Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description.abstract | Os processos saúde-doença na infância caracterizam-se inevitavelmente por experiências de medo. O estudo desta problemática almeja explicitar o desempenho do trabalho emocional dos enfermeiros, com enfoque na análise da experiência dos medos (normais/desenvolvimentais) das crianças dos 6 aos 12 anos, no serviço de urgência pediátrica. A opção por uma metodologia quantitativa conduziu à aplicação de um questionário a uma amostra de 82 crianças, intencionalmente selecionada. Dos resultados salienta-se que as crianças percecionam o medo como uma ameaça, têm medo de não terem informação sobre o seu prognóstico e a hospitalização, e têm medo dos enfermeiros e dos médicos. A maioria das crianças tem medo do desconhecido. Os seus medos mais acentuados estão relacionados com a dor, as injeções e as análises clínicas. Os enfermeiros ajudam a gerir os medos (e nesta perspetiva são gestores emocionais) não só através de estratégias confortantes, calmas e de lazer, tais como a distração, o jogo e a música, mas também através do afeto, do carinho, da simpatia, do sorriso, da confiança, da positividade, da compreensão empática e do humor. Os enfermeiros privilegiam ainda o envolvimento e a presença dos pais num processo de cuidados humanizado e afetivo, com intervenções que minimizam o desconforto e o sofrimento físico e emocional. Deste modo, destaca-se o recurso a estratégias de humanização e cuidados não traumáticos, inscritos na filosofia de cuidados centrados na família. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23729 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Hospitalização | pt_PT |
dc.subject | Urgência | pt_PT |
dc.subject | Medo | pt_PT |
dc.subject | Gestão emocional | pt_PT |
dc.title | Os medos das crianças em contexto de urgência pediátrica | pt_PT |
dc.title.alternative | enfermeiro enquanto gestor emocional | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pensar Enfermagem | pt_PT |
oaire.citation.volume | 20 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |