Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os medos das crianças em contexto de urgência pediátrica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Doc2_26_47.pdf900.23 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os processos saúde-doença na infância caracterizam-se inevitavelmente por experiências de medo. O estudo desta problemática almeja explicitar o desempenho do trabalho emocional dos enfermeiros, com enfoque na análise da experiência dos medos (normais/desenvolvimentais) das crianças dos 6 aos 12 anos, no serviço de urgência pediátrica. A opção por uma metodologia quantitativa conduziu à aplicação de um questionário a uma amostra de 82 crianças, intencionalmente selecionada. Dos resultados salienta-se que as crianças percecionam o medo como uma ameaça, têm medo de não terem informação sobre o seu prognóstico e a hospitalização, e têm medo dos enfermeiros e dos médicos. A maioria das crianças tem medo do desconhecido. Os seus medos mais acentuados estão relacionados com a dor, as injeções e as análises clínicas. Os enfermeiros ajudam a gerir os medos (e nesta perspetiva são gestores emocionais) não só através de estratégias confortantes, calmas e de lazer, tais como a distração, o jogo e a música, mas também através do afeto, do carinho, da simpatia, do sorriso, da confiança, da positividade, da compreensão empática e do humor. Os enfermeiros privilegiam ainda o envolvimento e a presença dos pais num processo de cuidados humanizado e afetivo, com intervenções que minimizam o desconforto e o sofrimento físico e emocional. Deste modo, destaca-se o recurso a estratégias de humanização e cuidados não traumáticos, inscritos na filosofia de cuidados centrados na família.

Description

Keywords

Enfermagem Criança Hospitalização Urgência Medo Gestão emocional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem

CC License