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The rise of artificial intelligence in skin care : unlocking product innovation in cosmetic dermatology

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Abstract(s)

In the last decade, artificial intelligence (AI) has played a key role in driving significant scientific and commercial advancements in the field of skin cosmetics. AI is nowadays a powerful tool within the cosmetic product lifecycle – ranging from screening of new raw materials, to the prediction of their efficacy and safety profile. Furthermore, AI also provides a data-driven, objective recommendation to both practitioners and patients, thus enhancing the accuracy and personalization of treatments, this however should be carefully considered and interpreted. As the global Cosmetics Market size is valued at 270.68 billion of euros in 2022, and is projected to reach 432.25 billion of euros by 2030, there is an increasing demand for the development of new cosmetics that address consumer needs, as well as the development of suitable worflows that warrant product aquisition. In this context, this thesis will focus on: (i) The emerging role of AI in skin assessment and diagnostic, with a special focus on market-available AI devices for professionals, as well as for the public in general; (ii) Its application in providing patientspecific cosmetic product recommendations and finally, (iii) The main ethical and regulatory challenges associated with the integration of this technology in cosmetology. Throughout the work, particular emphasis is given to the evolving role of pharmacists, who are increasingly called upon to interpret AI-generated results and guide patients in the aquisition of cosmetic products. To integrate these concepts into a real-case study, L’Oréal’s AI-powered tools will be described. These include ModiFace, SkinConsult AI and Perso. Their main features will be detailed to illustrate the already real and practical application of AI, as a powerfull tool in skincare personalization, but also as an enhancing promotor of consumer experience. The integration of AI in the cosmetic industry marks a major step forward in skin care personalization, while improving process efficiency.
Na última década, a inteligência artificial (IA) tem vindo a desempenhar um papel fundamental no avanço cientifico e comercial de produtos cosméticos para a pele. A IA é atualmente uma ferramenta relevante em várias etapas do desenvolvimento de produtos cosméticos, desde o screening de novos compostos, até á previsão do perfil de eficácia e segurança de um dado produto. Adicionalmente, uma das áreas que têm vindo a ser alvo de um crescente desenvolvimento, refere-se à integração da IA no diagnóstico e na recomendação de produtos. Esta integração resulta na disponibilização de informação que pode prontamente ser utilizada pelo público, e também pelos profissionais de saúde, o que pode acarretar alguns desafios. Em 2022, a indústria cosmética estava avaliada globalmente em 270,68 mil milhões de euros, no entanto projeta-se o seu crescimento para 432,25 mil milhões de euros até 2030. Com base neste intenso dinamismo económico, torna-se imperativo o desenvolvimento mais célere de novos produtos cosméticos, que correspondam às necessidades dos consumidores, e consequentemente o desenvolvimento de mecanismos que facilitem o seu escoamento. Com base neste panorama, esta tese pretende explorar: (i) O papel da IA no campo da biometria cutânea e no diagnóstico, com um especial ênfase nos vários dispositivos de IA disponíveis; (ii) A aplicação da IA na recomendação personalizada de produtos cosméticos e finalmente; (iii) Quais os desafios éticos e regulamentares que podem advir da integração desta tecnologia na prática da cosmetologia. Ao longo da presente tese é também detalhado o papel emergente do farmacêutico nesta área, uma vez que por ser um profissional de saúde com grande proximidade com a população, é muitas vezes chamado, e prevê-se empiricamente que esta tendência se torne cada vez mais relevante, para interpretar resultados gerados por IA de forma a guiar o paciente na aquisição de produtos cosméticos adequados. De forma a integrar todos estes conceitos num caso-estudo, as ferramentas de IA da L’Oréal’s, irão ser abordadas como súmula da tese. Estas incluem a ModiFace, SkinConsult AI e Perso. As principais características irão ser descritas de forma a sublinhar a respetiva aplicabilidade na personalização do aconselhamento de produtos cosméticos, como também na promoção de uma melhor experiência de compra para o consumidor. A integração da IA na indústria cosmética marca um grande avanço na personalização dos cuidados com a pele, sendo também demarcado o seu papel na melhoria da eficiência do processo de compra dos produtos.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Artificial intelligence Cosmetic dermatology Personalized skincare Cosmetic market

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