Repository logo
 
Publication

O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorSousa, Ana Rita Carreiro de
dc.date.accessioned2022-07-26T15:21:42Z
dc.date.available2022-07-26T15:21:42Z
dc.date.issued2022-07-18
dc.description.abstractObjetivo: A presente investigação visa investigar o papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores. Metodologia: Este estudo de cariz exploratório e de metodologia quantitativa procedeu à recolha dos dados através de um questionário onde se obteve 403 respostas válidas. Resultados e principais conclusões: Do mesmo, resultaram importantes contributos nomeadamente a construção e validação do instrumento “competências de influência” que, por sua vez, procurou analisar se as quatro competências de influência (competências cognitivas, competências comportamentais, competências de interação e competências de liderança) dos influenciadores digitais sustentáveis impactavam positivamente a preocupação ambiental, a consciência ambiental e o comportamento ecológico dos consumidores. Verificou-se que as competências cognitivas foram as que demonstraram impactar positivamente a preocupação e consciência ambiental dos seguidores. De salientar que as competências de liderança das tendências dos influenciadores digitais sustentáveis também tiveram impacto na preocupação ambiental dos inquiridos. Por outro lado, nenhuma das quatro competências de influência impactou positivamente o comportamento ecológico dos seguidores. Complementarmente, também se verificou que a preocupação e a consciência ambiental se relacionam positivamente com o comportamento ecológico dos inquiridos. Limitações: A principal limitação prendeu-se com o facto de a amostra ser não probabilística por conveniência, o que inviabiliza a generalização dos resultados. Originalidade/Valor: Trata-se de um estudo que pode servir de premissa para futuras investigações. Apresenta também valor a nível prático, uma vez que apresenta insights muito pertinentes para os influenciadores digitais sustentáveis, fornecendo-lhes informações relevantes que podem adotar diariamente nas suas plataformas digitais.pt_PT
dc.identifier.tid203042328pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41461
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInfluenciadores Digitaispt_PT
dc.subjectPreocupação Ambientalpt_PT
dc.subjectConsciência Ambientalpt_PT
dc.subjectComportamento Ecológicopt_PT
dc.subjectInfluenciadores Digitais Sustentáveispt_PT
dc.titleO papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ana_sousa.pdf
Size:
2.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: