| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.7 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Os crimes contra o património constituem mais de metade da criminalidade
registada em Portugal. Deste modo, a presente investigação visou estudar a aplicabilidade
para a Guarda Nacional Republicana (GNR) do geoprofiling como método de prevenção
e investigação criminal no âmbito dos furtos em residência.
Nesse sentido, considerou-se relevante a análise de processos-crime de furtos em
interior de residência nos quais tenha havido acusação efetiva, visando aferir a
importância da teoria do geoprofiling na prática.
Complementarmente à análise dos processos, procedeu-se à realização de
entrevistas, com o intuito de perceber como é que esta ferramenta era percecionada pelos
militares. Numa fase avançada, esses dados foram triangulados juntamente com as
principais investigações apresentadas na revisão de literatura, almejando responder às
questões da investigação.
A fim de alcançar os objetivos estabelecidos no início da investigação, a
metodologia empregue assenta no método indutivo, o qual possibilita tirar conclusões a
partir do particular para o geral, focando-se no estudo de caso do Comando Territorial de
Aveiro.
A análise qualitativa demonstrou que os profissionais da GNR reconhecem o
potencial do geoprofiling para tornar as investigações mais céleres, orientar as estratégias
de investigação, nomeadamente naquilo que é o policiamento orientado pelas
informações, e ainda otimizar os recursos utilizados pelos investigadores e analistas.
Naquilo que foi a análise dos processos, os resultados obtidos revelaram a
existência de padrões consistentes, sobretudo no que concerne ao perfil sociodemográfico
e ao padrão espacial dos criminosos. Concluiu-se que o geoprofiling é uma ferramenta
tecnicamente viável e operacionalmente útil no contexto da GNR, quer no âmbito da
investigação criminal, quer na prevenção criminal.
Description
Keywords
Perfil Geográfico Criminal Furto em Residência Investigação Criminal Prevenção Criminal GNR.
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
