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Testes monoaurais de baixa redundância

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Abstract(s)

Objetivo: Dá-se o nome de processamento auditivo central à capacidade de descodificar e interpretar os sons que o ouvido é capaz de detetar, e a pertinência da sua avaliação é demonstrada pelo impacto que esta área exerce no desenvolvimento cognitivo, linguístico, académico e integração social do indivíduo. O objectivo deste estudo foi a criação/adaptação em português europeu de dois dos testes de avaliação do processamento auditivo categorizados no âmbito dos testes monoaurais de baixa redundância – teste de fala com ruído e teste pediátrico de inteligibilidade da fala com mensagem competitiva ipsilateral. Método: Tendo por base a revisão bibliográfica, produziram-se os estímulos verbais necessários à criação do teste de fala com ruído e do teste pediátrico de inteligibilidade da fala com mensagem competitiva ipsilateral. Os testes foram aplicados a 30 crianças entre os 5 e os 10 anos de idade, divididos em dois grupos: 15 com queixas de atraso de linguagem e/ou escrita (grupo experimental) e 15 sem qualquer tipo de queixas (grupo controlo). Resultados: Como principal resultado, verificou-se em ambos os testes que a separação entre o grupo controlo e o grupo experimental foi possível efectuando a análise dos resultados de cada ouvido individualmente (ouvido direito ou ouvido esquerdo). As diferenças encontradas quando a análise é realizada globalmente, ou seja, quando as respostas de ambos os ouvidos classificam o resultado final do teste, não se revelaram estatisticamente significativas. Também não se verificaram diferenças entre géneros. Discussão: Os resultados deste estudo revelam uma estreita relação entre a avaliação do processamento auditivo e o teste de fala com ruído ou do teste pediátrico de fala com mensagem competitiva ipsilateral, quando as normas de análise se cingem a critérios monoaurais. Esta evidência vai de encontro a outros estudos do mesmo interesse. Trabalhos Futuros: Considera-se que para uma aplicação de prática clínica de ambos os testes serão necessários mais estudos, nomeadamente utilizando uma amostra de maiores dimensões e se possível com alterações neurológicas devidamente identificadas que permitam uma distinção mais evidente entre os dois grupos.

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Processamento auditivo central Testes monoaurais de baixa redundância Criança Teste de fala com ruído Teste pediátrico de inteligibilidade da fala com mensagem competitiva ipsilateral

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