Repository logo
 
Publication

Gamificação aplicada ao voluntariado

dc.contributor.advisorFerreira, Hélder Filipe Santos Barbosa
dc.contributor.authorCarmo, Mónica Marques
dc.date.accessioned2024-12-30T14:07:44Z
dc.date.available2024-12-30T14:07:44Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractEste estudo propõe o desenvolvimento de uma solução gamificada para aumentar a participação e retenção de voluntários em organizações não governamentais (ONGs). Considerando a crescente procura por voluntariado e os desafios para manter a longevidade do envolvimento voluntário, esta pesquisa torna-se relevante ao oferecer uma abordagem inovadora para fortalecer o compromisso entre os voluntários e as organizações. Para explorar as dinâmicas internas de uma ONG e adaptar a solução às suas necessidades específicas, foi selecionada a Instituição Dona Ajuda como caso de estudo. A partir de um cruzamento entre o quadro teórico sobre o voluntariado e a gamificação, e dados empíricos obtidos através de 28 entrevistas individuais semiestruturadas com voluntários da Dona Ajuda, foi concebida uma plataforma gamificada que oferece um sistema de integração e formação baseado em níveis, desafios colaborativos e recompensas personalizadas. Para garantir a validade da solução, foram realizadas 4 entrevistas a especialistas em gamificação, que contribuíram para o refinamento das funcionalidades e da experiência do utilizador. Espera-se que os resultados contribuam para o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para o comprometimento de voluntários no âmbito social e sejam generalizáveis para outras ONGs.pt_PT
dc.description.abstractThis study proposes the development of a gamified solution to increase the participation and retention of volunteers in non-governmental organizations (NGOs). Considering the growing demand for volunteer work and the challenges in maintaining long-term volunteer engagement, this research becomes relevant by offering an innovative approach to strengthen the commitment between volunteers and organizations. To explore the internal dynamics of an NGO and adapt the solution to its specific needs, the Dona Ajuda Institution was selected as a case study. Based on a combination of the theoretical framework on volunteering and gamification, and empirical data obtained through 28 semi-structured individual interviews with Dona Ajuda volunteers, a gamified platform was designed that offers an integration and training system based on levels, collaborative challenges, and personalized rewards. To ensure the validity of the solution, four interviews were conducted with gamification experts, who contributed to refining the features and user experience. The results are expected to contribute to the development of innovative tools for volunteer engagement in the social sector and be generalizable to other NGOspt_PT
dc.identifier.tid203774094pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53382
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectAbordagem baseada em jogospt_PT
dc.subjectEnvolvimento de voluntáriospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectParticipação comunitáriapt_PT
dc.subjectImpacto socialpt_PT
dc.titleGamificação aplicada ao voluntariadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMarketing e Inovaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado_Mónica Carmo.pdf
Size:
5.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: