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Abstract(s)
Esta investigação visa analisar o impacto da participação dos conselhos escolares na gestão da escola pública. O trabalho empírico privilegiou a pesquisa documental, além de entrevistas estruturadas com as gestoras de quatro unidades escolares, das Regiões Administrativas 1 e 6. Na pesquisa documental foi realizado um estudo da evolução dos conselhos escolares ao longo dos 27 anos, além da análise das atas, a qual verificou-se uma participação pouco efetiva. A escola precisa agregar todos os atores responsáveis pela prática educativa, e o conselho escolar desempenha um papel de grande importância nesse processo, pois representa todos os segmentos da comunidade escolar, nesse sentido a pesquisa permitiu verificar o quanto a vulnerabilidade social a que estão sujeitos os alunos e seus familiares dificulta uma maior participação, tendo-se concluído que mesmo diante da fragilidade democrática, a democracia representativa resiste, porém, a democracia participativa ainda é um sonho a ser conquistado no universo educacional da Rede Municipal de Ensino de Maceió.
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Keywords
Conselho Escolar Democracia Escola Pública Gestão Participativa