Publication
O coaching como instrumento de desenvolvimento pessoal e organizacional : aplicação ao treino e avaliação de unidades navais da Marinha Portuguesa
dc.contributor.author | Cavaleiro, Sandra Patrícia Veigas Campaniço | |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T13:50:30Z | |
dc.date.available | 2020-06-18T13:50:30Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O ambiente dinâmico que caracteriza as Forças Armadas implica a adoção de ferramentas e de metodologias de treino potenciadoras do desenvolvimento simultâneo de competências técnicas e não-técnicas. Um exemplo é a utilização do coaching em contexto militar-naval, como abordagem ao treino de equipas, promovendo o desenvolvimento de competências não-técnicas como a comunicação, o trabalho em equipa ou a liderança. Com vista à proposta de um programa de coaching, adaptado ao contexto da Marinha Portuguesa, efetuou-se um estudo qualitativo para identificar as principais competências não-técnicas necessárias ao treino de unidades navais e como o modelo “Treinar o Treinador” pode ser utilizado para esse fim. Os dados foram recolhidos através de questionários estruturados de entrevista aplicados a 25 militares, tendo-se identificado as competências não-técnicas de consciência situacional e comunicação como essenciais para as equipas de bordo. O modelo “Treinar o Treinador” e a implementação de uma cultura de coaching foram identificados como mais-valias para o treino em vigor, permitindo a melhoria de desempenho das equipas treinadas. | pt_PT |
dc.description.abstract | Armed Forces are characterized by a dynamic environment that implies using training methodologies enhancing simultaneous development of technical and non-technical skills. Using coaching in military-naval context is a possible approach for team training, developing non-technical skills such as situational awareness, communication or leadership. In order to propose a coaching program adapted to Portuguese Navy, a qualitative study was developed in order to identify the necessary non-technical skills for training naval teams, using “Trainthe- Trainer” model. Data was gathered from 25 structured-interview questionnaires, allowing the identification of communication and situational awareness as mandatory nontechnical skills for naval teams. The “Train-the-Trainer” model and the implementation of a coaching culture were considered fundamental for the current training model used in the Portuguese Navy, conducing to the improvement of team performance. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/32624 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IUM | pt_PT |
dc.subject | Coaching | pt_PT |
dc.subject | Competências não-técnicas | pt_PT |
dc.subject | Modelo "Treinar o treinador" | pt_PT |
dc.subject | Treino de equipas | pt_PT |
dc.subject | Marinha Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Non technical skills | pt_PT |
dc.subject | "Train the trainer" model | pt_PT |
dc.subject | Team training | pt_PT |
dc.subject | Portuguese Navy | pt_PT |
dc.title | O coaching como instrumento de desenvolvimento pessoal e organizacional : aplicação ao treino e avaliação de unidades navais da Marinha Portuguesa | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O coaching como instrumento de desenvolvimento pessoal e organizacional ( )_1Ten Sandra Cavaleiro.pdf
- Size:
- 1.69 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format