Repository logo
 
Publication

O coaching como instrumento de desenvolvimento pessoal e organizacional : aplicação ao treino e avaliação de unidades navais da Marinha Portuguesa

dc.contributor.authorCavaleiro, Sandra Patrícia Veigas Campaniço
dc.date.accessioned2020-06-18T13:50:30Z
dc.date.available2020-06-18T13:50:30Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO ambiente dinâmico que caracteriza as Forças Armadas implica a adoção de ferramentas e de metodologias de treino potenciadoras do desenvolvimento simultâneo de competências técnicas e não-técnicas. Um exemplo é a utilização do coaching em contexto militar-naval, como abordagem ao treino de equipas, promovendo o desenvolvimento de competências não-técnicas como a comunicação, o trabalho em equipa ou a liderança. Com vista à proposta de um programa de coaching, adaptado ao contexto da Marinha Portuguesa, efetuou-se um estudo qualitativo para identificar as principais competências não-técnicas necessárias ao treino de unidades navais e como o modelo “Treinar o Treinador” pode ser utilizado para esse fim. Os dados foram recolhidos através de questionários estruturados de entrevista aplicados a 25 militares, tendo-se identificado as competências não-técnicas de consciência situacional e comunicação como essenciais para as equipas de bordo. O modelo “Treinar o Treinador” e a implementação de uma cultura de coaching foram identificados como mais-valias para o treino em vigor, permitindo a melhoria de desempenho das equipas treinadas.pt_PT
dc.description.abstractArmed Forces are characterized by a dynamic environment that implies using training methodologies enhancing simultaneous development of technical and non-technical skills. Using coaching in military-naval context is a possible approach for team training, developing non-technical skills such as situational awareness, communication or leadership. In order to propose a coaching program adapted to Portuguese Navy, a qualitative study was developed in order to identify the necessary non-technical skills for training naval teams, using “Trainthe- Trainer” model. Data was gathered from 25 structured-interview questionnaires, allowing the identification of communication and situational awareness as mandatory nontechnical skills for naval teams. The “Train-the-Trainer” model and the implementation of a coaching culture were considered fundamental for the current training model used in the Portuguese Navy, conducing to the improvement of team performance.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/32624
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIUMpt_PT
dc.subjectCoachingpt_PT
dc.subjectCompetências não-técnicaspt_PT
dc.subjectModelo "Treinar o treinador"pt_PT
dc.subjectTreino de equipaspt_PT
dc.subjectMarinha Portuguesapt_PT
dc.subjectNon technical skillspt_PT
dc.subject"Train the trainer" modelpt_PT
dc.subjectTeam trainingpt_PT
dc.subjectPortuguese Navypt_PT
dc.titleO coaching como instrumento de desenvolvimento pessoal e organizacional : aplicação ao treino e avaliação de unidades navais da Marinha Portuguesapt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O coaching como instrumento de desenvolvimento pessoal e organizacional ( )_1Ten Sandra Cavaleiro.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format