Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
410.24 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final constitui-se como parte da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada
do Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário do Instituto Superior de
Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, Campus de Almada. A Prática de Ensino
Supervisionada tem como objetivo a iniciação dos estudantes na prática profissional docente através
da vivência de situações reais de atividade letiva – nas suas dimensões pedagógica, didática e
científica, bem como de envolvimento na vida da comunidade educativa onde se realiza esta Prática.
Assim, este documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do
Estágio Pedagógico, no ano letivo 2021/2022 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário
Cunha Rivara de Arraiolos e deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas
realizadas nas seguintes dimensões: Profissional, social e ética; Desenvolvimento do ensino e da
aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade e Desenvolvimento profissional ao
longo da vida. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, tendo a
mesma sido realizada com uma turma de 3º ciclo (8º ano) e uma turma de secundário (10º ano).
Outra atividade vivenciada no estágio foi a construção de um estudo científico, que teve como
objetivo investigar se os alunos que apresentam excesso de peso conseguem reduzir o seu IMC
realizando um programa de exercício extracurrícular orientado na escola. O programa de exercício
físico consistiu em treinos supervisionados que foram realizados na sala de exercício do pavilhão
gimnodesportivo da escola, 2 vezes por semana, ao longo de 5 meses.
Description
Keywords
Educação física Docência Jovens Programa de exercício