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O GRAU DE LITERACIA EM AVC: IMPACTO NA ATIVAÇÃO DO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

datacite.subject.fosCiências Médicas
dc.contributor.authorCosta, Rafaela Almeida da; Nunes, Gil; Coelho, Patrícia; Pires, Joana
dc.date.accessioned2025-07-25T13:30:03Z
dc.date.available2025-07-25T13:30:03Z
dc.date.issued2022-06-01
dc.description.abstractO acidente vascular cerebral é uma das patologias que apresenta maior parcela de óbitos em Portugal, embora possa ser prevenível. É um evento neurológico súbito, originado pelo défice de aporte sanguíneo ao cérebro que tem como característicos 3 sinais de alerta: a falta de força num membro, a boca ao lado e a dificuldade em falar. Pode apresentar outras manifestações clínicas de acordo com o território afetado e estar associado a inúmeros fatores de risco vasculares. O conhecimento da população sobre esta doença cerebrovascular é essencial, pois culmina na ativação eficaz do serviço de emergência e consequente tratamento. Este artigo de revisão foi efetuado com o intuito de analisar a importância do grau de literacia em saúde no acionamento do serviço de emergência/via verde do acidente vascular cerebral, correlacionando com o grau de instrução da população sobre esta doença cerebrovascular. Foram analisados 14 artigos, sendo apresentados os seus principais resultados. Estes demonstraram que o grau de literacia da população acerca do acidente vascular cerebral é reduzido e que é um dos principais fatores que fomenta o baixo contacto do serviço de emergência, traduzindo-se em tempos pré e intra-hospitalares superiores às janelas de tempo terapêuticas recomendadas. É referido ainda o défice de organização e ineficiência dos diversos profissionais de saúde perante este tipo de doentes. Apesar disto, é visível que quando ocorrem campanhas de exposição a informação sobre esta patologia, existe um aumento do conhecimento geral. É fundamental apostar em estratégias de promoção educacionais sobre esta temática, de modo a existir uma população instruída e capaz de agir rapidamente perante um evento destes, sendo igualmente necessário formar constantemente os respetivos profissionais de saúde. E, desta forma, agilizar os processos e promover um maior sucesso na administração terapêutica.por
dc.identifier.issn2184-5565
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58197
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherEscola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
dc.relation.hasversionhttps://revistahigeia.ipcb.pt/artigos_n7/01_O%20GRAU%20DE%20LITERACIA%20EM%20AVC-%20IMPACTO%20NA%20ATIVAcaO%20DO%20SERVIcO%20DE%20EMERGeNCIA.pdf
dc.rights.uriN/A
dc.titleO GRAU DE LITERACIA EM AVC: IMPACTO NA ATIVAÇÃO DO SERVIÇO DE EMERGÊNCIApor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage16
oaire.citation.issue1
oaire.citation.startPage9
oaire.citation.titleHigeia | Revista Científica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
oaire.citation.volumeVII
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

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