Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.75 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objetivo avaliar se a formação prévia, sexo, idade, categoria profissional, tempo de serviço na PSP ou Comando afetam significativamente a autoavaliação e a avaliação efetiva dos conhecimentos de primeiros socorros (SOS) e suporte básico de vida (SBV) dos polícias.
Trata-se de um estudo transversal, em que participaram 1561 polícias (margem de erro de ±3.14%, para um IC99%). Foi aplicado um questionário online que contemplava: (i) caracterização dos participantes (sexo; idade; categoria profissional; tempo de serviço; Comando); (ii) questões de autoavaliação; e (iii) questões de avaliação dos conhecimentos de SOS e SBV.
Observou-se que (i) 38.8% referem não ter formação em SOS e SBV; (ii) o efeito da formação na autoavaliação é elevado (η2p = 0.246); (iii) o Comando onde os participantes exercem funções apresentou um efeito médio (η2p = 0.057) sobre a autoavaliação; (iv) o tempo de serviço apresentou um efeito médio sobre a avaliação de conhecimentos (η2p = 0.060); e (v) o modelo construído (R2a = 0.105) permitiu identificar a autoavaliação, sexo, idade, tempo de serviço e formação, como preditores significativos da avaliação de conhecimentos.
Pode concluir-se que (i) os polícias com formação prévia têm maior confiança nas suas próprias capacidade de socorrismo, embora os polícias com formação não sejam necessariamente mais capazes; e (ii) o reduzido poder preditivo do modelo construído, enfatiza a necessidade de aprofundar o estudo dos atributos (ou construtos) que melhor expliquem os conhecimentos dos polícias no âmbito do SOS e SBV.
This study aims to assess the effect of previous training, gender, age, professional category, years of service in PSP, or Command (territorial area) on the self-assessment and effective assessment of police officers' knowledge of first aid (SOS) and basic life support (BLS).
This is a cross-sectional study, in which 1561 police officers participated (margin of error ±3.14%, for a CI99%). An online questionnaire was applied which included: (i) characterization of the participants (gender; age; professional category; length of service; command); (ii) self-assessment questions; and (iii) questions to evaluate the knowledge of SOS and BLS.
It was observed that (i) 38.8% report having no training in SOS and BLS; (ii) the effect of training on self-assessment is high (η2p = 0.246); (iii) the Command where the participants perform duties showed a medium effect (η2p = 0. 057) on self-assessment; (iv) length of service had a medium effect on knowledge assessment (η2p = 0.060); and (v) the model built (R2a = 0.105) allowed the identification of self-assessment, gender, age, length of service, and training as significant predictors of knowledge assessment.
It can be concluded that (i) trained police officers have greater confidence in their own first aid skills, although trained police officers are not necessarily more capable; and (ii) the low predictive power of the constructed model emphasizes the need to further study the attributes (or constructs) that best explain police officers' knowledge in SOS and BLS.
Este estudio tiene como objetivo evaluar si la formación previa, el sexo, la edad, la categoría profesional y el tiempo de servicio en la PSP o en el Comando afectan significativamente a la autoevaluación y a la evaluación efectiva de los conocimientos de primeros auxilios (SOS) y soporte vital básico (SBV) de los policías.
Se trata de un estudio transversal en el que participaron 1561 policías (margen de error de ±3,14 %, para un IC99 %). Se aplicó un cuestionario en línea que incluía: (i) caracterización de los participantes (sexo, edad, categoría profesional, antigüedad en el servicio, comando); (ii)preguntas de autoevaluación; y (iii) preguntas de evaluación de los conocimientos deSOS y SBV.
Se observó que (i) el 38,8 % afirma no tener formación en SOS y SBV; (ii) el efecto de laformación en la autoevaluación es elevado (η2p = 0,246); (iii) el comando en el que losparticipantes ejercen sus funciones presentó un efecto medio (η2p = 0,057) sobre laautoevaluación; (iv) el tiempo de servicio presentó un efecto medio sobre la evaluación delos conocimientos (η2p = 0,060); y (v) el modelo construido (R2a = 0,105) permitióidentificar la autoevaluación, el sexo, la edad, el tiempo de servicio y la formación comopredictores significativos de la evaluación de los conocimientos.
Se puede concluir que (i) los policías con formación previa tienen más confianza en suspropias capacidades de socorrismo, aunque los policías con formación no sonnecesariamente más capaces; y (ii) el reducido poder predictivo del modelo construidoenfatiza la necesidad de profundizar en el estudio de los atributos (o constructos) que mejor explican los conocimientos de los policías en el ámbito del SOS y el SBV.
Description
Keywords
Comando Formação Polícia de Segurança Pública Socorrismo Suporte Básico de Vida Basic Life Support Command First Aids Formation Soporte vital básico Mando Primeros auxilios Formación Policía de Seguridad Pública
Citation
Publisher
ISCPSI/ICPOL
Collections
CC License
Without CC licence