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Intenção de Compra Pró-Ambiental de Cosméticos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAbreu, Ricardo
dc.contributor.authorGuedes, Maria Bliebernicht Passanha
dc.date.accessioned2023-09-06T15:15:21Z
dc.date.available2023-09-06T15:15:21Z
dc.date.issued2023-06-29
dc.description.abstractNos últimos anos, tem existido uma maior preocupação ambiental e consequentemente os indivíduos e as empresas sentiram que deviam alterar e adotar alguns comportamentos, para preservar o bem-estar do planeta, tanto como preservar os recursos naturais, diminuir o consumo de plástico e de produtos tóxicos, reutilizar, reciclar, controlar o consumo de água e energia, entre outros comportamentos. Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso as empresas sentem-se obrigadas a alterar os seus produtos e possuírem uma produção mais consciente, contudo muitas vezes essas mesmas empresas praticam greenwashing, levando os consumidores ao engano e a sentirem-se atraiçoados, fazendo com que estes abandonem as práticas sustentáveis. Esta análise tem como foco o estudo da intenção de compra de produtos cosméticos sustentáveis e por isso foi essencial avaliar variáveis que possam influenciar esta intenção próambiental de cosméticos, como, Preocupação Ambiental, Comportamento Ambientalmente Responsável, Preocupação com a saúde, Preço, Qualidade e Influência Social. Deste modo, a questão principal a responder é: “Quais são os fatores que influenciam a Intenção de Compra de Cosméticos Sustentáveis?” Assim sendo, recorreu-se a uma pesquisa quantitativa e a uma abordagem dedutiva, descritiva e explicativa, para investigar o tema central e após esta investigação, efetuou-se um modelo conceptual com as respetivas hipóteses, com o propósito de responder à questão principal. Em seguida, realizou-se um questionário online, para a recolha de dados e obteve-se 235 respostas válidas. Por fim, utilizou-se a ferramenta estatística IBM SPSS, para testar a viabilidade do modelo elaborado.pt_PT
dc.description.abstractIn the last years, there has been a greater environmental concern and, consequently, individuals and companies have felt that they should change and adopt some behaviors, to preserve the well-being of the planet, as well as to preserve natural resources, reduce the consumption of plastic and toxic products, reuse, recycle, control water and energy consumption, among other behaviors. Currently consumers are increasingly demanding and therefore companies feel obliged to change their products and have a more conscious production, however often these same companies practice greenwashing, leading consumers to deception and to feel betrayed, causing them to abandon sustainable practices. This analysis focuses on the study of the intention to purchase sustainable cosmetic products and therefore it was essential to evaluate variables that may influence this proenvironmental intention of cosmetics, such as Environmental Concern, Environmentally Responsible Behavior, Concern with health, Price, Quality and Social Influence. Thus, the main question to be answered is: “What are the factors that influence the Purchasing Intention of Sustainable Cosmetics” Therefore, a quantitative research and a deductive, descriptive and explanatory approach were used to investigate the general theme and after this investigation, a conceptual model was made with the respective hypotheses, to try to answer the main question. Then, an online questionnaire was carried out for data collection and 235 valid responses were obtained. Finally, the IBM SPSS statistical tool was used to test the viability of the elaborated model.pt_PT
dc.identifier.tid203351606pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46432
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCosméticospt_PT
dc.subjectIntenção de Comprapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectAmbientept_PT
dc.titleIntenção de Compra Pró-Ambiental de Cosméticospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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