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A importância da adaptação cultural ao mercado Chinês na estratégia de marketing: aplicação ao caso fast food

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorBranco, Paulo
dc.date.accessioned2016-04-29T14:39:26Z
dc.date.available2018-10-01T00:30:11Z
dc.date.issued2015-09-11
dc.description.abstractA globalização introduziu na nossa vida muitos corpos estranhos, nomeadamente novos produtos, novas maneira de viver e de encarar os desafios de um ponto de vista que até à pouco não imaginávamos aceitar. Atualmente, em meia dúzia de horas estamos noutro país, noutro continente e a maneira como lidamos com as diferentes culturas pode ser o fator de sucesso, ou de desastre, no mundo dos negócios e não só. Como tal o estudo aprofundado da adaptação cultural, de pessoas, organizações e produtos é de grande importância. A revisão da literatura leva-nos a percorrer os fatores que contribuem para uma boa adaptação cultural, a sua importância e como esta afeta o dia-a-dia das organizações. Verificamos como a inteligência cultural, as várias dimensões e distância cultural refletem as vivências do indivíduo e das organizações, e interagem num meio que não é o seu, como é o caso dos expatriados. O guanxi é sem dúvida a charneira mais importante para se ter sucesso na China, uma vez que a sociedade Chinesa tem como base o funcionamento de uma rede ancestral de relações interpessoais. Depois da revisão da literatura e formulada a questão deste projeto, procurou‐se responder aos objetivos através de uma entrevista e de um inquérito meramente exploratório. Os resultados obtidos mostraram que a adaptação cultural é importante, contudo não o suficiente para se atingir os objetivos propostos quando se pretende ter êxito neste país. Conseguimos aferir que uma das empresas analisadas atribuiu o seu êxito ao facto de ter escolhido como estratégia a concretização dessa adaptação.pt_PT
dc.identifier.tid201136732pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13404
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdaptação culturalpt_PT
dc.subjectInteligência culturalpt_PT
dc.subjectGuanxipt_PT
dc.titleA importância da adaptação cultural ao mercado Chinês na estratégia de marketing: aplicação ao caso fast foodpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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