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Aplicabilidade do jogo MoveFitness como ferramenta de treino aeróbio: Uma comparação com diretrizes atuais que definem os vários níveis de intensidade de treino aeróbio
dc.contributor.author | Biscaia, Ricardo | |
dc.contributor.author | Martins, Rodrigo | |
dc.contributor.author | Alves, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T17:10:42Z | |
dc.date.available | 2014-12-09T17:10:42Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.description.abstract | Objetivo: Verificar o potencial da utilização do videojogo MoveFitness para a Play Station (PS)3 como ferramenta ou complemento de um programa de exercício físico na melhoria e performance aeróbia, pretendendo-‐se verificar se a realização de um plano pré-‐definido de exercícios no jogo MoveFitness, para a PS3, designado como “Fortalecimento de Cardio”, se enquadra nos parâmetros de treino cardiovascular definidos na literatura. Metodologia: 30 jovens adultos saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, participaram em duas fases denominadas de Fase-‐Tutorial (FT) e Fase-‐Prova (FP), sendo que na FT os participantes treinavam o manuseamento dos comandos Move e os vários exercícios a realizar. Durante a FP os participantes executaram o programa pré-‐definido na PS3 (6 exercícios intervalados com pausa) e foram registados valores da frequência cardíaca em cada patamar de descanso e durante a realização do plano de exercício. Resultados: A média (DP) da frequência cardíaca dos participantes durante o plano de exercício foi de 78% (6.39). Através do T-‐test para amostras emparelhadas, foi verificada a existência de diferenças estatisticamente significativas entre três pares de Laps: entre as Laps 1 e 2 (p=0,000), entre as Laps 2 e 3 (p=0,031) e entre as Laps 4 e 5 (p=0,049). Conclusão: A realização do plano de exercício “Fortalecimento de Cardio” do Videojogo MoveFitness para a PS3 proporciona uma atividade aeróbia adequada para jovens adultos saudáveis, visto ser possível atingir os parâmetros recomendados pela American College of Sports Medicine (ACSM) e pela American Heart Association (AHA). | por |
dc.identifier.citation | Biscaia,R., Martins,R., Alves,S. Aplicabilidade do jogo MoveFitness como ferramenta de treino aeróbio: Uma comparação com diretrizes atuais que definem os vários níveis de intensidade de treino aeróbio. Salutis scientia. 2014; 6: 32-9. | por |
dc.identifier.issn | 2183-4253 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/7169 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | videojogos ativos | por |
dc.subject | treino cardiorrespiratório | por |
dc.subject | exergames | por |
dc.subject | reabilitação cardíaca | por |
dc.title | Aplicabilidade do jogo MoveFitness como ferramenta de treino aeróbio: Uma comparação com diretrizes atuais que definem os vários níveis de intensidade de treino aeróbio | por |
dc.title.alternative | Applicability of the game MoveFitness as an aerobic training tool: Comparison with actual guidelines that define the various levels of aerobic training intensity | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 39 | por |
oaire.citation.startPage | 32 | por |
oaire.citation.title | Salutis scientia | por |
oaire.citation.volume | 6 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |