Repository logo
 
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada

dc.contributor.advisorCarreira, Adelaide
dc.contributor.authorTavares, Sara Margarida Câmara Cordeiro
dc.date.accessioned2018-01-22T15:49:48Z
dc.date.available2018-01-22T15:49:48Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractpresente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, em contexto de estágio, no ensino pré-escolar. Prendeu-se explorar as potencialidades do jogo, de forma a envolver ativamente as crianças na aprendizagem da matemática, assim como analisar a evolução do grupo perante a implementação do projeto de investigação. O jogo é uma atividade essencial na vida das crianças, este assume grande importância na educação pré-escolar, devendo ser considerado pelo educador de infância na sua prática pedagógica. Toda a prática foi sustentada num design de investigação-ação, assumindo um paradigma qualitativo-interpretativo, através do qual foi possível observar, planificar, intervir e refletir perante os objetivos definidos. Para a sua concretização foi necessário recorrer a diferentes técnicas para fazer a recolha de dados: observação, notas de campo e recolha documental. Os resultados evidenciam que as crianças adquirem e desenvolvem com mais facilidade competências, quer sejam matemática, ou pessoais, quando confrontadas com uma metodologia de aprendizagem em que o jogo desempenha um papel fundamental.pt_PT
dc.description.abstractThe present report is part for the master’s degree for Teaching Qualification for Preschool education. Intended to explore the potential of the game in order to actively engage children in the learning of mathematics, as well as analyze the evolution of the group following the implementation of the research project. The game is an essential activity in children's lives and assumes great significance in early pre-school education and should be considered and valued by the kinder garden teacher in is teaching. The whole practice was based on a research-action model, adopting a qualitative-interpretative paradigm, by which it was possible to observe, plan, intervene and reflect on the set out objectives. For its implementation it was needed different techniques to make data collection: observation, field notes and document collection. The results show that children learn and develop more easily skills, either mathematical or personal, when confronted with a learning methodology in which the game plays a fundamental role.pt_PT
dc.identifier.tid201857693
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20646
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectO jogopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectGamept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.titleRelatório final da prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.title.alternativeA importância do jogo na aprendizagem da matemática - um contributo na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado para a qualificação para a docência em educação pré-escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
vers ̄o final .pdf
Size:
2.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: