Repository logo
 
Publication

Estratégias de employer branding em TI: O estudo de caso do SWitCH

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMena, Ricardo
dc.contributor.authorTeixeira, David Miguel Mestre
dc.date.accessioned2022-07-13T14:37:54Z
dc.date.available2022-07-13T14:37:54Z
dc.date.issued2022-06-07
dc.description.abstractNos últimos anos verificou-se um aumento exponencial da escassez de talento, em Portugal e no mundo, referente a vários setores. Esta situação contrasta com o aumento da procura destes profissionais, e coloca as empresas numa situação particularmente delicada. Quem não compreender a importância da atração e retenção de talento, na atualidade dos setores, poderá não ter um futuro risonho. Neste sentido, revela-se fulcral definir e desenvolver a Employer Brand de modo que esta atração seja natural, ponderada e não forçada. Uma organização com uma marca forte, tanto para o exterior, como para o interior, está mais perto de ultrapassar o problema da escassez de talento e da consequente “canibalização” de recursos entre empresas. Num período em que vivemos uma autêntica “guerra” por talento, o Employer Branding é reconhecido como uma vantagem competitiva para atrair e reter talento nas organizações, tendo vindo a recolher cada vez mais importância no mundo empresarial e académico. Paralelamente, surgem soluções que vão permitir amenizar esta escassez de recursos humanos qualificados. Esta proposta aqui descrita, o programa “SWitCH”, é um curso de requalificação profissional que irá permitir a profissionais de diversas áreas, se requalificarem em TI, e integrarem o mercado de trabalho de uma forma rápida e eficaz, respondendo às necessidades das empresas. O propósito deste relatório é compreender o impacto do programa SWitCH, nas empresas associadas da Porto Tech Hub, a Associação Tecnológica do Porto e, para isso, incidiu a investigação num estudo de caso. Mais especificamente, refletir sobre o SWitCH como uma estratégia de EB, perceber em quê e como é que o SWitCH contribui positivamente para estas empresas e a sua importância, analisar de forma detalhada o programa, e recolher algumas recomendações, percebendo posteriormente quais são os desafios futuros. Os resultados obtidos neste relatório contribuirão, certamente, para a Porto Tech Hub e para as suas empresas associadas, pois vão permitir analisar a importância de pensar em estratégias alternativas para as empresas, e perceber de que forma será possível melhorar o programa, com vista à satisfação das necessidades sentidas atualmente, tendo em conta a escassez de recursos.pt_PT
dc.identifier.tid203035984pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41325
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectEmployer brandingpt_PT
dc.subjectSWitCHpt_PT
dc.titleEstratégias de employer branding em TI: O estudo de caso do SWitCHpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
david_teixeira.pdf
Size:
807.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: