Repository logo
 
Publication

Turismo Chinês em Lisboa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, José Manuel da
dc.contributor.advisorPortugal, Miguelpt_PT
dc.contributor.authorFebrer, Rita Gouveia
dc.date.accessioned2016-01-05T13:01:43Z
dc.date.available2016-01-05T13:01:43Z
dc.date.issued2015-12-02
dc.date.submitted2015-08-31
dc.description.abstractO fenómeno do turismo oriundo da República Popular da China é relativamente recente e resulta da mudança de paradigma que se tem vindo a verificar naquele país que, é conveniente recordar, é o mais populoso do mundo. Tal mudança de atitude traduziu-se, também, numa abertura ao exterior e numa certa liberalização na movimentação dos seus cidadãos, factores que, potenciados por aquilo que alguns apelidaram de “milagre económico chinês” resultaram num enorme mercado emissor de turistas. Tanto por razões económicas como culturais compreender este mercado outbound é essencial para os potenciais destinos receptores, que deverão adequar a oferta a este novo consumidor, sendo a Europa e, consequentemente, Portugal, um destino de eleição. No caso concreto da cidade de Lisboa enquanto destino turístico, o presente estudo visa compreender e detetar qual o perfil do turista chinês que visita a capital portuguesa e, em função do percepcionado, prospectar os benefícios que a médio longo prazo poderá proporcionar à economia local. Para a execução deste estudo foram realizadas entrevistas visando melhor conhecer o referido perfil e bem assim qual a motivação pela opção Lisboa. Porque um inquérito de rua dificilmente constituiria uma amostragem significativa, em número e tipificação, optou-se por conhecer as visões sectoriais de algumas entidades com um conhecimento profundo deste mercado. Do cruzamento dos dados analisados, estatísticos e outros, com o teor das entrevistas resultou a percepção de que Lisboa, enquanto destino turístico para os chineses, poderá constituir um potencial nicho de mercado de luxo, altamente rentável.pt_PT
dc.identifier.tid201002655pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10641
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo em Lisboapt_PT
dc.subjectMercado emissor chinêspt_PT
dc.subjectImpacto destino Lisboapt_PT
dc.titleTurismo Chinês em Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estratégia Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
T-EE_15_18_Rita Gouveia.pdf
Size:
7.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: