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Abstract(s)
A presente dissertação de mestrado objetiva analisar o modelo ABA como forma de intervenção pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, visando à inclusão escolar de uma criança com autismo, matriculada no terceiro ano do ensino regular de uma escola da rede privada. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e é classificada como um estudo de caso. A criança alvo da pesquisa tem 9 anos, possui diagnóstico de
Transtorno do Espectro do Autismo e expressa cotidianamente diversas dificuldades acentuadas, dentre elas a de permanecer sentada, de esperar e de realizar atividades com autonomia. A criança, denominada como aluna X, apresentava comportamentos disruptivos e estereotipados, com dificuldade em manter-se no ambiente da sala de aula, sem foco para as atividades propostas, com déficit em competências sociais, acadêmicas, além de total dependência para a realização das Atividades de Vida Diária (ir ao banheiro,
despir-se para o uso do vaso sanitário, escovar os dentes, tirar o lanche da lancheira, organizar seus materiais escolares, dentre outras). Considerando tal aspecto, para auxiliar no processo de inclusão da aluna X, utilizou-se a mediação pedagógica por meio do modelo ABA com a implementação de um programa de intervenção, ocasião em que foram trabalhados os comportamentos sentar, esperar e imitar ações com objetos. Desse
modo, após a implementação do programa, constatou-se que a utilização do modelo ABA é eficaz, já que, embora a aluna X possua autismo severo, foi possível perceber e identificar avanços na comunicação, interação, aprendizagem e, sobretudo, aquisição dos comportamentos trabalhados. Portanto, o modelo ABA permite o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, comportamentais e sociais, proporcionando aprendizagem, interação, autonomia de modo progressivo e, consequentemente, favorecendo a inclusão
escolar de crianças com autismo.
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Keywords
Autismo Inclusão Mediação Pedagógica ABA