Publication
A compreensão na aprendizagem
dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- | |
dc.contributor.author | Almeida, Carina Madalena Pires Almeida | |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T13:39:52Z | |
dc.date.available | 2018-03-06T13:39:52Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O Relatório Final “A Compreensão na Aprendizagem”, pretende descrever de forma sucinta a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB e em 2.º CEB e uma pequena investigação, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O Relatório tem subjacente a ideia de que a aprendizagem com compreensão é uma das mais importantes metas para todos os alunos em todos os conteúdos. Contudo a realização daquela meta tem sido problemática, especialmente no domínio da matemática (Stylianides & Stylianides, 2007). Um aluno que compreende pode responder, não só a questões que estão inseridas no manual, mas também usar isso para novas tarefas. Quanto mais profunda for a compreensão mais se pode generalizar o conhecimento. Sempre que se tiver compreendido é também mais fácil explicar o conhecimento aos outros. Por outras palavras alguém que compreende pode ensinar (Gardenfors, 2004). Este Relatório tem então como principal objetivo analisar o meu percurso de formação, numa atitude crítica e reflexiva relativa às aprendizagens vivenciadas e envolve quatro partes. Na primeira parte (Capítulos I a V) é apresentado um pequeno estudo de natureza qualitativa, cujo tema é A compreensão da reta numérica em alunos do 4.º ano do Ensino Básico com os seguintes objetivos: compreender a perceção que os alunos do 4.º ano do Ensino Básico têm sobre “o que é uma reta numérica?” e identificar tarefas que possibilitem apoiar o pensamento de alunos na localização de racionais não negativos na reta numérica. Os resultados deste estudo apontam que a perceção dos alunos sobre “o que é uma reta numérica?” se concentram em respostas cuja qualidade: estão associadas a uma linha específica; frases específicas e outras frases que indicam qual é a função da reta numérica, isto é, para que é que ela serve; respostas que poderiam associar ações numa linha numérica; e respostas de qualidade indecifrável. Identificaram-se ainda 6 tarefas que parecem poder possibilitar o apoio ao pensamento de alunos na localização de racionais não negativos na reta numérica, bem como fomentar aprendizagens que vão ao encontro da diminuição de conceções erróneas dos alunos. A segunda parte deste Relatório Final (Capítulos de VI a VIII) refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB, onde são descritas: a organização das atividades de iniciação à prática profissional, a caracterização do texto de intervenção, a fundamentação orientadora das práticas pedagógicas e duas experiências-chave (Comunicação e Relação da Professora com os Alunos e As Dificuldades dos Alunos e o Algoritmo da Divisão). Na terceira parte do Relatório Final (Capitulo IX e X) descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada em 2.º CEB. Esta prática envolveu, fundamentalmente, quatro domínios do saber: Português, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada domínio é apresentada a fundamentação da prática e a reflexão sobre a prática. Para finalizar, são feitas algumas considerações sobre: as vivências efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º CEB; as aprendizagens desenvolvidas durante a investigação implementada e a elaboração deste Relatório Final. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201858096 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21871 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Compreensão | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Reta Numérica | pt_PT |
dc.subject | Números Racionais não Negativos | pt_PT |
dc.subject | Práticas de Ensino | pt_PT |
dc.title | A compreensão na aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |