Repository logo
 
Publication

A compreensão na aprendizagem

dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorPires, Natália de Jesus Albino, 1970-
dc.contributor.authorAlmeida, Carina Madalena Pires Almeida
dc.date.accessioned2018-03-06T13:39:52Z
dc.date.available2018-03-06T13:39:52Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO Relatório Final “A Compreensão na Aprendizagem”, pretende descrever de forma sucinta a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB e em 2.º CEB e uma pequena investigação, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O Relatório tem subjacente a ideia de que a aprendizagem com compreensão é uma das mais importantes metas para todos os alunos em todos os conteúdos. Contudo a realização daquela meta tem sido problemática, especialmente no domínio da matemática (Stylianides & Stylianides, 2007). Um aluno que compreende pode responder, não só a questões que estão inseridas no manual, mas também usar isso para novas tarefas. Quanto mais profunda for a compreensão mais se pode generalizar o conhecimento. Sempre que se tiver compreendido é também mais fácil explicar o conhecimento aos outros. Por outras palavras alguém que compreende pode ensinar (Gardenfors, 2004). Este Relatório tem então como principal objetivo analisar o meu percurso de formação, numa atitude crítica e reflexiva relativa às aprendizagens vivenciadas e envolve quatro partes. Na primeira parte (Capítulos I a V) é apresentado um pequeno estudo de natureza qualitativa, cujo tema é A compreensão da reta numérica em alunos do 4.º ano do Ensino Básico com os seguintes objetivos: compreender a perceção que os alunos do 4.º ano do Ensino Básico têm sobre “o que é uma reta numérica?” e identificar tarefas que possibilitem apoiar o pensamento de alunos na localização de racionais não negativos na reta numérica. Os resultados deste estudo apontam que a perceção dos alunos sobre “o que é uma reta numérica?” se concentram em respostas cuja qualidade: estão associadas a uma linha específica; frases específicas e outras frases que indicam qual é a função da reta numérica, isto é, para que é que ela serve; respostas que poderiam associar ações numa linha numérica; e respostas de qualidade indecifrável. Identificaram-se ainda 6 tarefas que parecem poder possibilitar o apoio ao pensamento de alunos na localização de racionais não negativos na reta numérica, bem como fomentar aprendizagens que vão ao encontro da diminuição de conceções erróneas dos alunos. A segunda parte deste Relatório Final (Capítulos de VI a VIII) refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB, onde são descritas: a organização das atividades de iniciação à prática profissional, a caracterização do texto de intervenção, a fundamentação orientadora das práticas pedagógicas e duas experiências-chave (Comunicação e Relação da Professora com os Alunos e As Dificuldades dos Alunos e o Algoritmo da Divisão). Na terceira parte do Relatório Final (Capitulo IX e X) descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada em 2.º CEB. Esta prática envolveu, fundamentalmente, quatro domínios do saber: Português, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada domínio é apresentada a fundamentação da prática e a reflexão sobre a prática. Para finalizar, são feitas algumas considerações sobre: as vivências efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º CEB; as aprendizagens desenvolvidas durante a investigação implementada e a elaboração deste Relatório Final.pt_PT
dc.identifier.tid201858096pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21871
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompreensãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectReta Numéricapt_PT
dc.subjectNúmeros Racionais não Negativospt_PT
dc.subjectPráticas de Ensinopt_PT
dc.titleA compreensão na aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CARINA_ALMEIDA.pdf
Size:
2.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: