Repository logo
 
Publication

A inclusão de criança com trissomia 21 no 1º ciclo do ensino básico: relatório final

dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorPires, Natália de Jesus Albino, 1970-
dc.contributor.authorSilva, Andreia Raquel Ferreira Leite da
dc.date.accessioned2017-01-09T13:40:34Z
dc.date.available2017-01-09T13:40:34Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º CEB. Foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa, da ESEC. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte é apresentada uma investigação (estudo de caso) sobre a inclusão de um aluno com T21 numa escola do 1.º CEB. Os principais resultados apontam para a necessidade de melhorar o plano de formação dos profissionais envolvidos; o interesse de incluir de forma mais participante parceiros externos no plano de desenvolvimento do aluno; a vantagem de a liderança se posicionar de forma mais ativa no aumento do tempo de apoio ao aluno; e a necessidade de retirar obstáculos de política educativa, alargando o quadro de pessoal. A segunda parte do relatório é constituída pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por último, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, em quatro áreas disciplinares distintas: Ciências Naturais (CN), Matemática, História e Geografia de Portugal (HGP) e Português.pt_PT
dc.identifier.tid201522675pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17343
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrissomia 21pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectFormação em Contextopt_PT
dc.subjectColaboração Interinstitucionalpt_PT
dc.titleA inclusão de criança com trissomia 21 no 1º ciclo do ensino básico: relatório finalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANDREIA_SILVA.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: