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A inclusão de criança com trissomia 21 no 1º ciclo do ensino básico: relatório final
| dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
| dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
| dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
| dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
| dc.contributor.advisor | Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- | |
| dc.contributor.author | Silva, Andreia Raquel Ferreira Leite da | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-09T13:40:34Z | |
| dc.date.available | 2017-01-09T13:40:34Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | Este relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º CEB. Foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa, da ESEC. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte é apresentada uma investigação (estudo de caso) sobre a inclusão de um aluno com T21 numa escola do 1.º CEB. Os principais resultados apontam para a necessidade de melhorar o plano de formação dos profissionais envolvidos; o interesse de incluir de forma mais participante parceiros externos no plano de desenvolvimento do aluno; a vantagem de a liderança se posicionar de forma mais ativa no aumento do tempo de apoio ao aluno; e a necessidade de retirar obstáculos de política educativa, alargando o quadro de pessoal. A segunda parte do relatório é constituída pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por último, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, em quatro áreas disciplinares distintas: Ciências Naturais (CN), Matemática, História e Geografia de Portugal (HGP) e Português. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201522675 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17343 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Trissomia 21 | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Cooperação | pt_PT |
| dc.subject | Formação em Contexto | pt_PT |
| dc.subject | Colaboração Interinstitucional | pt_PT |
| dc.title | A inclusão de criança com trissomia 21 no 1º ciclo do ensino básico: relatório final | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
