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A inclusão de criança com trissomia 21 no 1º ciclo do ensino básico: relatório final

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Este relatório pretende descrever o meu percurso enquanto estagiária em dois contextos diferentes: 1.º e 2.º CEB. Foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa, da ESEC. Para a construção deste relatório final foram consideradas três partes. Na primeira parte é apresentada uma investigação (estudo de caso) sobre a inclusão de um aluno com T21 numa escola do 1.º CEB. Os principais resultados apontam para a necessidade de melhorar o plano de formação dos profissionais envolvidos; o interesse de incluir de forma mais participante parceiros externos no plano de desenvolvimento do aluno; a vantagem de a liderança se posicionar de forma mais ativa no aumento do tempo de apoio ao aluno; e a necessidade de retirar obstáculos de política educativa, alargando o quadro de pessoal. A segunda parte do relatório é constituída pelas experiências vivenciadas no contexto do 1.º CEB, sem esquecer a caraterização da instituição interventiva, a fundamentação das ações tomadas e a reflexão em torno do meu percurso de formação. Por último, a terceira parte vai ao encontro de todos os tópicos abordados na segunda parte, mas no contexto de 2.º CEB, em quatro áreas disciplinares distintas: Ciências Naturais (CN), Matemática, História e Geografia de Portugal (HGP) e Português.

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Trissomia 21 Inclusão Cooperação Formação em Contexto Colaboração Interinstitucional

Pedagogical Context

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