Repository logo
 
Publication

Desenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridade

dc.contributor.advisorLima-Rodrigues, Luzia
dc.contributor.authorSantos, Mariana Oliveira
dc.date.accessioned2023-01-13T12:11:50Z
dc.date.embargo2028-01
dc.date.issued2022-12
dc.description.abstractO presente projeto de investigação foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Assenta numa investigação qualitativa de caráter interpretativo, com observação participante, onde os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo, registos fotográficos, audiovisuais e filmagens e entrevistas. Neste âmbito, tendo em conta que todos os alunos têm estilos de aprender diferentes uns dos outros, é do meu entendimento que, enquanto futura professora de 1.o Ciclo, a inclusão seja um processo na sala de aula. Desta forma todos os alunos conseguem alcançar os conhecimentos e aprendizagens fulcrais da melhor maneira possível. Assim sendo, o presente projeto de investigação tem como foco o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Este é um de vários métodos que ajuda a colmatar a necessidade de encontrar medidas universais para todos os alunos. O DUA é definido como um modelo com uma estrutura que permite a criação de um ambiente de aprendizagem para todos, é um instrumento fundamental para a planificação e prática em sala de aula. No que diz respeito à metodologia de investigação, este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com base na investigação sobre a prática pedagógica no ensino da geometria, numa turma de 4.o ano do ensino básico. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquérito por entrevistas semiestruturadas. Para a técnica de análise de dados recorri à análise de conteúdo, tendo em conta as transcrições das entrevistas e as notas de campo. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo. Estes conhecimentos permitem o desenvolvimento e a prática dos conteúdos seguindo diversas tarefas que possibilitem a aprendizagem dos alunos. Assim, as atividades planeadas, para a minha intervenção, tiveram em conta os princípios do DUA. Nomeadamente: (i) proporcionar múltiplos meios de envolvimento, (ii) proporcionar múltiplos meios de representação, (iii) proporcionar múltiplos meios de ação e expressão.pt_PT
dc.description.abstractThis research project was conducted within the scope of the Master's in Teaching in Early Childhood Education and Primary School Education. It is based on interpretative qualitative research with participant observation, where data were collected through direct observation, field notes, photographic, audiovisual, and filming records, and interviews. In this context, considering that all students have different learning styles from each other, it is my understanding that as a future primary school teacher, inclusion should be a process in the classroom. This way all students can achieve the core knowledge and learning in the best way possible. Therefore, this research project focuses on Universal Design for Learning (UDL). This is one of several methods that help address the need to find universal measures for all learners. UDL is defined as a model with a framework that allows the creation of a learning environment for all, it is a fundamental tool for classroom planning and practice. Regarding the research methodology, this study is framed in a qualitative approach, based on the investigation of pedagogical practice in geometry teaching in a 4th grade class. Regarding data collection, I selected an unstructured observation and semi-structured interview survey. For the data analysis technique, I used content analysis, considering the interview transcripts and field notes. To achieve the proposed objectives, it is necessary to analyze the group's previous knowledge. This knowledge allows the development and practice of the contents following several tasks that enable student learning. Thus, the activities planned for my intervention considered the principles of UDL. Namely: (i) provide multiple means of involvement, (ii) provide multiple means of representation, (iii) provide multiple means of action and expression.pt_PT
dc.identifier.tid203157524pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43185
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_PT
dc.subjectAtividades em Matemáticapt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical Differentiationpt_PT
dc.subjectInclusive Educationpt_PT
dc.subjectUniversal Design for Learningpt_PT
dc.subjectMathematics Activitiespt_PT
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem: uma experiência numa turma de 4.º Ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM - VF.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: