Repository logo
 
Publication

Estratégias pedagógicas ao nível da Matemática (conceito de número) segundo o Projeto Optimist Relatório apresentado

dc.contributor.advisorCabral, Ana Paula
dc.contributor.authorRibeiro, Andreia Manuela Pereira
dc.date.accessioned2017-12-21T10:54:17Z
dc.date.available2017-12-21T10:54:17Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractÉ na educação pré-escolar que as crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspecto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras. A matemática está presente nas brincadeiras das crianças, cabendo ao educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar acesso a livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de natureza investigativa; na organização de jogos com regras; no combinar experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática (o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…). Assim, no dia-a-dia de uma sala do pré-escolar existem inúmeras oportunidades para trabalhar matemática e designadamente a resolução de problemas. Deste modo, as crianças à entrada do 1.º ciclo possuem um conjunto de conhecimentos de Matemática que é necessário ter em conta. As metas que a seguir se indicam constituem os desempenhos esperados no final da educação pré-escolar e devem constituir um referencial, quer para os educadores de infância, quer para os professores do 1.º ciclo. Estão organizadas por temas como no 1.º ciclo e é pressuposto que as capacidades transversais, e em especial a resolução de problemas, se desenvolvam de modo integrado nos diferentes temas, daí a sua explicitação em cada um deles.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201783258pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19802
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPGAYApt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.subjectconceito de númeropt_PT
dc.titleEstratégias pedagógicas ao nível da Matemática (conceito de número) segundo o Projeto Optimist Relatório apresentadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho Andreia Ribeiro.pdf
Size:
9.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: