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Abstract(s)
É na educação pré-escolar que as crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspecto
fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras. A matemática está presente nas brincadeiras
das crianças, cabendo ao educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no
incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar acesso a livros e
histórias com números e padrões; no propor tarefas de natureza investigativa; na organização de jogos com
regras; no combinar experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática (o
mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…).
Assim, no dia-a-dia de uma sala do pré-escolar existem inúmeras oportunidades para trabalhar matemática
e designadamente a resolução de problemas. Deste modo, as crianças à entrada do 1.º ciclo possuem um
conjunto de conhecimentos de Matemática que é necessário ter em conta. As metas que a seguir se
indicam constituem os desempenhos esperados no final da educação pré-escolar e devem constituir um
referencial, quer para os educadores de infância, quer para os professores do 1.º ciclo. Estão organizadas
por temas como no 1.º ciclo e é pressuposto que as capacidades transversais, e em especial a resolução de
problemas, se desenvolvam de modo integrado nos diferentes temas, daí a sua explicitação em cada um
deles.
Description
Keywords
Estratégias pedagógicas conceito de número