Repository logo
 
Publication

Abordagem da educação em sexualidade no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
dc.contributor.advisorVaz, Dulce Maria Simões Santos, 1975-
dc.contributor.authorCosta, Marta Inês Ribeiro da
dc.date.accessioned2024-06-28T14:41:50Z
dc.date.available2024-06-28T14:41:50Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste relatório final surge sobre uma intervenção realizada no estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito de Estudo do Meio e de Cidadania, no ano letivo de 2021/2022, numa turma do 3º ano de escolaridade. O estudo, de natureza qualitativa, teve como ponto de partida as questões de investigação “O que pensam as famílias e a professora cooperante sobre a abordagem da educação em sexualidade no 1º CEB?” e “De que forma a educação em sexualidade pode ser abordada com crianças do 3º ano de escolaridade?”. Formularam-se os seguintes objetivos: i) Auscultar a opinião das famílias e da professora cooperante relativamente à educação em Sexualidade no 1º CEB; ii) Diagnosticar ideias de crianças do 3º ano de escolaridade sobre Sexualidade; iii) Desenvolver e avaliar uma intervenção com crianças do 3º ano/1º CEB que atenda a questões significativas na abordagem da Sexualidade. Para isso, foram realizadas seis sessões de trabalho prático, em grupo, envolvendo a participação ativa das crianças e da professora, tendo sido abordadas temáticas como: o que é a sexualidade, diferença entre corpos femininos e masculinos, alterações do corpo com a idade, estereótipos de género e prevenção do abuso sexual. Com o intuito de auscultar a opinião das famílias sobre se a escola é contexto importante para promover e complementar aprendizagens na área da sexualidade e, ainda, identificar possíveis necessidades, que podem dificultar a abordagem da sexualidade com as crianças, elaborou-se um questionário. Também foi efetuada uma entrevista à professora cooperante do 1º CEB no sentido de perceber a importância da abordagem da sexualidade neste ciclo de ensino, e da intervenção realizada em contexto de sala de aula. Para além disso, foram aplicados dois questionários às crianças, para avaliar a sua satisfação relativamente às sessões implementadas e às aprendizagens conseguidas. Os resultados da intervenção mostram que as famílias consideram importante existir uma complementaridade escola-famílias, na educação em sexualidade. Conclui-se que é necessário promover esta temática com as crianças, desde cedo, para efeitos de intervenção preventiva, protetora e educativa, de modo a promover atitudes e comportamentos adequados que possam contribuir para a redução de riscos.pt_PT
dc.identifier.tid203600223pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51159
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação em Sexualidadept_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectProfessora Cooperantept_PT
dc.titleAbordagem da educação em sexualidade no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARTA_COSTA.pdf
Size:
2.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: