Repository logo
 
Publication

A experiência de consumo no setor da restauração: caso de estudo - restaurante Food & Friends do Hotel Holiday InnPorto Gaia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorCarvalho, Andreia Lúcia Santos
dc.date.accessioned2018-10-22T10:46:23Z
dc.date.available2018-10-22T10:46:23Z
dc.date.issued2018-09-20
dc.description.abstractO setor dos serviços está a transformar-se devido à alteração das políticas governamentais, às mudanças sociais, ao progresso das tecnologias de informação, às novas tendências de negócio e, inequivocamente, à globalização. Todos estes fatores influenciam a procura, a concorrência e, sobretudo, o processo de tomada de tomada de decisão dos consumidores. No caso dos restaurantes, o ambiente de consumo revela-se um desafio diário uma vez que exige oferecer uma experiência extraordinária com base em atributos e simbolismos que sejam capazes de suscitar no consumidor sentimentos e emoções. Atualmente, mais importante do que oferecer algo pelos seus atributos funcionais, é necessário oferecer experiências emocionais. Daqui nasce a necessidade de se abordar a temática da experiência do consumidor e do marketing experiencial e, uma vez que o foco desta investigação é a experiência de consumo no restaurante Food&Friends do Hotel Holiday Inn Porto Gaia, será abordada também a temática da experiência de consumo em específico no contexto dos restaurantes. A presente investigação começa, então, com uma abordagem teórica aos temas referidos anteriormente que, pelos seus conteúdos, se revelam essenciais para o enquadramento deste estudo. As conclusões retiradas da revisão da literatura foram complementadas com a realização de um inquérito aos clientes deste restaurante e, por outro lado, uma entrevista ao responsável pela gestão do restaurante. Os resultados apontam para uma grande taxa de satisfação dos clientes inquiridos (n=58) quando considerada a atmosfera do serviço, a qualidade da comida e a qualidade do serviço. Contudo, este estudo permitiu perceber que há algumas questões que merecem a atenção e reavaliação por parte do restaurante como é o caso da música do interior do restaurante e o preço.pt_PT
dc.identifier.tid201984679pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24427
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectexperiênciapt_PT
dc.subjectconsumidorpt_PT
dc.subjectserviçospt_PT
dc.subjectrestaurantespt_PT
dc.subjectsatisfaçãopt_PT
dc.subjectlealdadept_PT
dc.titleA experiência de consumo no setor da restauração: caso de estudo - restaurante Food & Friends do Hotel Holiday InnPorto Gaiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
andreia_carvalho.pdf
Size:
2.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: