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Authors
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Abstract(s)
Atualmente, a informação é um objeto que cresce de forma exponencial, o conteúdo que
transporta é bastante valioso para as organizações, o que resulta numa constante adaptação
das unidades e centros de informação às persistentes transformações da sociedade e do meio
envolvente. Todos os dias se introduz nova documentação às instituições da área de saúde e,
por isso, os Arquivos necessitam de estar preparados para a receção dessa informação
orgânica, de forma a preservar o seu valor de prova e testemunho.
O principal objetivo deste trabalho é demonstrar não só a importância da existência de
organização e classificação nos serviços de informação nas instituições, e de os manter
atualizados, mas também o facto de existirem metodologias que auxiliam a ligação entre estes
e os serviços administrativos que facilitarão a partilha e difusão da informação e,
consequentemente, aumentarão a performance das instituições. Estes pontos serão
relacionados com o caso que se apresenta, sendo fruto de uma experiência de nove meses
realizada na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria (ESEnfSM), no Porto.
A proposta visava a aplicação de metodologias para a organização e gestão correta do Arquivo
da ESEnfSM, sendo por isso necessário perceber onde era urgente intervir, uma vez que este
serviço fornece informação necessária a outros departamentos e esta se encontrava
inacessível. A criação de um regulamento para o serviço, com uma política de gestão de
documentos, incluindo um plano de classificação, novos autos e a tabela de seleção e
conservação, foi fundamental para garantir o bom funcionamento do serviço do Arquivo. Após
a aprovação de todos estes documentos pelo Conselho de Direção, passou-se à fase da
implementação, onde se realizaram um conjunto de atividades que despenderam mais tempo
de execução, salientando a eliminação de documentação que não era relevante e a
parametrização do software de gestão documental, ainda em desenvolvimento.
Através da nova regulamentação, a documentação passou a ser registada e controlada através
dos autos de entrega e fichas de requisição. Atualmente, nas requisições verifica-se que o
tempo de espera por parte do serviço requisitante é muito inferior comparativamente àquele
quando não existia um profissional da informação nem metodologias próprias. Ou seja, não só
com a organização de documentação que é realizada, com a existência de um software
informático eficaz que auxilia na pesquisa, mas também com as competências que os técnicos
superiores possuem ao colaborar com os outros departamentos, cria-se assim a ligação que se
pretendia. Considera-se que para todas as instituições é importante possuir técnicos superiores para a
área de sistemas de informação, pois os documentos são produtos valiosos e necessitam de
ser organizados e difundidos com a metodologia correta, uma vez que a existência de um
documento mal organizado comporta-se como um documento perdido. Cada vez mais as
instituições são valorizadas pela sua pronta resposta, sendo assim essencial a correta gestão
dos documentos para uma rápida e eficaz acessibilidade aos mesmos.
Description
Keywords
Arquivo de saúde Gestão documental
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde
