Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprender literacia financeira a jogar na natureza!

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_OLIVEIRA.pdf4.87 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Presentemente, torna-se importante proporcionar às crianças um contacto com a Natureza, de forma que elas possam explorar o que as rodeia, desafiando-se e desenvolvendo-se a vários níveis: motor, social, emocional e cognitivo. Proporcionar à criança momentos de brincadeira livre, é dar-lhes autonomia, permitindo-lhe construir o seu próprio conhecimento. A Natureza, um espaço onde cabem todos os saberes e todas as disciplinas, aliada à sala de aula, pode ser um complemento ao método de ensino tradicional. Aqui o jogo pode assumir-se como mais do que uma simples ferramenta educativa, pode ser o ponto de partida para a criança aprender de forma autónoma e colaborativa, assumindo o papel principal no seu processo de aprendizagem. A aprendizagem assume um papel que vai para além dos conteúdos do currículo e, num mundo em constante transformação, é importante dotar a criança de competências que lhe permitam fazer face à adversidade e que lhe possibilitem, a longo prazo, ser capaz de ter autonomia financeira. Assim, as próximas páginas apresentam um estudo efetuado junto de uma turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB com a intenção de verificar qual o impacto que o jogo na Natureza pode ter ao nível da aprendizagem de conteúdos de Literacia Financeira.

Description

Keywords

Literacia Financeira Jogo Integração Disciplinar Natureza

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue