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Desempenho cognitivo: efeitos de um jogo de tabuleiro com finalidades educativas junto de pessoas mais velhas com e sem declínio cognitivo ligeiro

dc.contributor.advisorSilva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976-
dc.contributor.authorRocha, Joana Vanessa de Jesus
dc.date.accessioned2018-09-11T10:08:20Z
dc.date.available2018-09-11T10:08:20Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é construir e avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro com finalidades educativas ao nível das competências cognitivas de pessoas com mais de 60 anos, sem declínio e com declínio cognitivo ligeiro. Para concretizar o nosso objetivo, numa primeira fase procedeu-se à construção de um jogo de tabuleiro, com o recurso à validação por vários especialistas, convidados a dar o seu parecer sobre o conteúdo e o formato do jogo. Após a fase de conceção do jogo, efetuou-se um estudo com características de design pré-experimental, com pré e pós-teste (Tuckman, 2000) para perceber os seus efeitos ao nível das competências cognitivas. A amostra foi constituída por 17 pessoas idosas que frequentavam duas estruturas residenciais para idosos (ERPI). Em cada instituição o grupo foi dividido em dois grupos mais pequenos, por razões associadas à operacionalização da intervenção. Nos momentos de pré e pós-teste foram administradas, a todos os sujeitos, as versões portuguesas dos seguintes instrumentos: o Mini Mental State Examination (MMSE), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e um teste de conhecimentos, construído para efeitos do presente estudo, que avalia os conhecimentos em diversos domínios da saúde como a alimentação, a sexualidade, a atividade física, a higiene oral e o ambiente. Entre as fases de pré-teste (mês de abril) e de pós-teste (mês de agosto), deu-se a fase de intervenção que teve uma duração de três meses (maio, junho e julho). Cada grupo participou num total de cinco sessões, com uma duração que variou de 1h a 2h, dependendo do ritmo de aprendizagem de cada membro. A análise dos resultados revelou um aumento significativo nos scores das medidas de desempenho cognitivo e de aquisição de conhecimentos em saúde, da fase de préteste para a de pós-teste, nos dois subgrupos de uma das instituições que participou no estudo. Nos subgrupos da outra instituição apenas se verificou um aumento significativo ao nível da aquisição de conhecimentos.pt_PT
dc.identifier.tid201962861pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24102
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJogo de Tabuleiropt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectCogniçãopt_PT
dc.subjectPessoas Idosaspt_PT
dc.titleDesempenho cognitivo: efeitos de um jogo de tabuleiro com finalidades educativas junto de pessoas mais velhas com e sem declínio cognitivo ligeiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação para a Saúdept_PT

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