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Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna

dc.contributor.advisorNeves, Paula Maria Mendes da Costa
dc.contributor.authorRodrigues, Inês Marques
dc.date.accessioned2023-01-25T11:33:48Z
dc.date.available2023-01-25T11:33:48Z
dc.date.issued2022-05-17
dc.date.submitted2022-02-01
dc.description.abstractA globalização tem trazido para as empresas uma maior compreensão de mudança no plano económico, consequentemente, as organizações têm desenvolvidos as suas técnicas de gestão de forma a tornarem-se competitivamente sustentáveis. Entre várias áreas existe uma preocupação emergente no que toca à Responsabilidade Social Empresarial. As organizações cada vez mais tomam a consciência que os colaboradores têm um papel muito importante no sucesso das mesmas. Neste seguimento as empresas desenvolvem as suas práticas na área da Responsabilidade Social Empresarial Interna, dando enfoque a questões relacionadas com os colaboradores. É neste enquadramento que importa analisar a emergência dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. Estes definem-se por um conjunto de comportamentos realizados pelos colaboradores de forma voluntária. Contudo estes comportamentos, devido a algumas variáveis, podem deixar de ser de carácter voluntário para passarem a ser de carácter obrigatório. Assim esta dissertação pretende-se compreender se os colaboradores identificam Comportamentos Obrigatórios de Cidadania em organizações, especificamente na área de retalho em centros comerciais. A metodologia utilizada para efetuar a recolha de dados neste estudo foram entrevistas, a ferramenta para a análise destes dados foi análise de conteúdos. Após a investigação conclui-se que existem comportamentos obrigatórios nestas organizações. Os indivíduos com cargos mais baixos na hierarquia são os mais afetados, sendo, que estes comportamentos são exercidos por superiores. Os Comportamentos Obrigatórios de Cidadania provocam sentimentos negativos nos indivíduos, como desmotivação e frustração, consequentemente, afeta as vendas, existindo uma diminuição das mesmas, o que leva a uma redução na faturação. Este estudo conclui pela identificação de Comportamentos Obrigatórios de Cidadania e ainda que estes afetam negativamente os colaboradores e as organizações.pt_PT
dc.identifier.tid203196660
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43346
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade social interna;pt_PT
dc.subjectComportamentos cidadania organizacional;pt_PT
dc.subjectComportamentos obrigatórios cidadaniapt_PT
dc.titleComportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Internapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

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