Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- The Use of Digital Technologies to Develop Girls' Creativity: Paths and Practices in Greece, Lithuania, Portugal, and SloveniaPublication . Marques, C. G.; Manso, António; Grineviciute, Laura; Danieliene, RenataThe presence (or lack thereof) of women in STEM and ICT has become a key issue for the industry and for policy makers, as complex and nuanced questions of gender are brought to the centerstage of public discussion. As part of this effort, this research aims to shine a light on the factors that keep girls and young women from pursuing careers in the field of ICT and provide tools and orientations to tackle these issues. A two-fold analysis was conducted, with interviews with experts in the sector, in the format of four round-table discussions, and an analysis of 30 case studies of projects/initiatives across four countries: Lithuania, Greece, Slovenia and Portugal. The collected insights point to the persistence of gendered stereotypes, as well as prevailing misconceptions on the nature of ICT work. Furthermore, it points to the importance of teachers and educators, as well as the visibility of female role models in the industry. The investment in concrete and creative pursuits in ICT also appears as a defining factor to spark the interest of girls in the field.
- Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social InternaPublication . Rodrigues, Inês Marques; Neves, Paula Maria Mendes da CostaA globalização tem trazido para as empresas uma maior compreensão de mudança no plano económico, consequentemente, as organizações têm desenvolvidos as suas técnicas de gestão de forma a tornarem-se competitivamente sustentáveis. Entre várias áreas existe uma preocupação emergente no que toca à Responsabilidade Social Empresarial. As organizações cada vez mais tomam a consciência que os colaboradores têm um papel muito importante no sucesso das mesmas. Neste seguimento as empresas desenvolvem as suas práticas na área da Responsabilidade Social Empresarial Interna, dando enfoque a questões relacionadas com os colaboradores. É neste enquadramento que importa analisar a emergência dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. Estes definem-se por um conjunto de comportamentos realizados pelos colaboradores de forma voluntária. Contudo estes comportamentos, devido a algumas variáveis, podem deixar de ser de carácter voluntário para passarem a ser de carácter obrigatório. Assim esta dissertação pretende-se compreender se os colaboradores identificam Comportamentos Obrigatórios de Cidadania em organizações, especificamente na área de retalho em centros comerciais. A metodologia utilizada para efetuar a recolha de dados neste estudo foram entrevistas, a ferramenta para a análise destes dados foi análise de conteúdos. Após a investigação conclui-se que existem comportamentos obrigatórios nestas organizações. Os indivíduos com cargos mais baixos na hierarquia são os mais afetados, sendo, que estes comportamentos são exercidos por superiores. Os Comportamentos Obrigatórios de Cidadania provocam sentimentos negativos nos indivíduos, como desmotivação e frustração, consequentemente, afeta as vendas, existindo uma diminuição das mesmas, o que leva a uma redução na faturação. Este estudo conclui pela identificação de Comportamentos Obrigatórios de Cidadania e ainda que estes afetam negativamente os colaboradores e as organizações.
- Equipes Conjuntas de investigação: prevenção legal e regulamentação no Brasil e em PortugalPublication . Araújo, Belmiro Freire de; Elias, Luís Manuel AndréO recrudescimento da criminalidade organizada transnacional, decorrente, dentre outros motivos, do fenômeno conhecido por Globalização, incrementou a necessidade de um aprimoramento nas ferramentas de cooperação internacional, em busca de medidas mais céleres e eficientes. Esse espírito proporciona a concepção das Joint Investigation Teams (JITs), no Brasil denominadas de Equipes Conjuntas de Investigação (ECIs) e, em Portugal, chamadas de Equipas de Investigação Conjunta (EICs), que surgem motivadas pela necessidade de uma maior aproximação entre as autoridades dos Estados, como forma de conferir maior eficiência e celeridade na fase investigatória da persecução penal e permitir uma maior qualidade na obtenção das provas. As ECIs, como o próprio nome indica, permitem a atuação conjunta de autoridades de vários Estados, com a finalidade de investigar fato criminoso específico ocorrido em mais de um Estado, permitindo a integração de técnicas, esforços e conhecimentos, dos diversos Estados envolvidos, para numa atuação conjunta, combater de modo mais célere e eficaz a criminalidade transnacional. Representam, portanto, instrumento de cooperação menos burocrático e que fornece maior facilidade na troca de informações e na obtenção elementos de prova. Entretanto, ainda se trata de instrumento de cooperação pouco empregado para a realização de investigações transnacionais, especialmente, em se tratando do cenário brasileiro, fato que direcionou o presente trabalho ao estudo acerca da aplicabilidade das ECIs, segundo o ordenamento brasileiro, de modo a verificar e delimitar procedimentos, requisitos e rotinas relacionadas à aludida ferramenta de cooperação jurídica internacional em matéria penal, mediante a realização de um estudo comparativo com o ordenamento português. Nesse sentido, a pesquisa científica a ser realizada pretende realizar uma abordagem sobre o crescimento da criminalidade transnacional e os desafios relacionados à sua investigação; apontar aspectos gerais sobre as ECIs como ferramenta de cooperação jurídica internacional em matéria penal (notação histórica, conceito e características); avaliar e comparar os regramentos para a utilização das ECIs, no Brasil e em Portugal; apresentar estudo crítico sobre a regulamentação da ferramenta no ordenamento brasileiro.
- Oportunidades no Setor Espacial PortuguêsPublication . Freire, Rita de Cássia Cupertino; Figueiredo, RonniePensando na tecnologia proveniente do desenvolvimento do setor espacial, disponível para utilização na Terra, esta dissertação busca identificar as empresas do setor espacial português, classificá-las de acordo com a referência da OCDE; a fim de clarificar oportunidades de negócios entre empresas portuguesas, visando inovação por meio do uso de tecnologia especial, sendo uma via para geração de empregos, prevenção e redução de custos administrativos (OCDE, 2019). Há oportunidades em áreas econômicas como: agricultura, saúde, construção, transporte, meio ambiente. Esta é uma dissertação que percorre uma abordagem qualitativa, e se desenvolve através da utilização de procedimentos bibliográficos e documental.