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Criação e validação de um programa promotor de saúde mental positiva em adolescentes
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Ribeiro, Isilda Maria | |
| dc.contributor.author | Alves, Sónia Patrícia Teixeira da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-22T14:43:40Z | |
| dc.date.available | 2019-01-22T14:43:40Z | |
| dc.date.issued | 2018-11 | |
| dc.description.abstract | A OMS estima que cerca de 20% de crianças e adolescentes apresentem, pelo menos, uma perturbação mental antes de atingir os 18 anos de idade. (PNSE, 2015) O conceito de Saúde Mental Positiva (SM+) surge como parte integrante da saúde global da pessoa. A terminologia ‘positiva’ pretende considerar a promoção de ações no sentido de reforçar e potenciar a saúde mental na sua generalidade. (Lluch, 2008) Baseado nos estudos do Modelo Multifatorial de Teresa Lluch (1999), foi proposto para o presente trabalho a conceção e validação de um Programa Promotor de Saúde Mental Positiva no âmbito da enfermagem de saúde mental direcionado para adolescentes que frequentem o terceiro ciclo de estudos. Foram elaborados os seguintes objetivos para este estudo: ü Elaborar um programa de enfermagem em Saúde Mental Positiva baseado no Modelo Multifatorial de Teresa Lluch; ü Implementar um programa de saúde mental positiva no âmbito da carteira de serviços dos cuidados de saúde primários, como resposta ás diretrizes do programa nacional de saúde escolar (PNSE, 2015); ü Analisar a eficácia do programa de saúde mental positiva na promoção da saúde mental dos adolescentes em ambiente escolar; ü Avaliar os níveis de saúde mental positiva dos adolescentes em ambiente escolar. Metodologia: Estudo misto, quase-experimental (através de um estudo piloto) e também observacional-descritivo transversal, centrado num Focus Group. A amostra foi constituída por 157 alunos com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, e como instrumento foi criado um questionário individual, em que englobava a escala de vulnerabilidade psicológica e o questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+). O primeiro Focus Group foi formado para analise do questionário individual e o Segundo Focus Group para discussão do programa promotor de saúde mental. Após recolha dos questionários e análise dos resultados do QSM+ nas diferentes turmas foi escolhida a turma-piloto. Resultados: Na turma piloto a média do QSM+ pré-programa era de 94,35, no pós-programa teve uma diminuição, e situava-se nos 92,61. A escala de vulnerabilidade psicológica no préprograma, a média era de 14,52 e no pós-programa de 14,26. Utilizou-se a triangulação dos dados para sua validação. Conclusões: A implementação do programa melhorou a saúde mental positiva dos participantes. Sabendo que a saúde mental é trabalhada com base na continuidade, acredita-se que o fator tempo foi limitador neste estudo. Teria sido uma mais-valia realizar um follow-up no final do ano letivo. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202130487 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/25777 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem saúde mental | pt_PT |
| dc.subject | Saúde mental positiva | pt_PT |
| dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
| dc.title | Criação e validação de um programa promotor de saúde mental positiva em adolescentes | pt_PT |
| dc.title.alternative | Creation and validation of a program: Promoter of positive mental health in adolescents | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria | pt_PT |
