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Criação e validação de um programa promotor de saúde mental positiva em adolescentes

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tese final Patricia Alves_ 22 novembro 2018.pdf9.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A OMS estima que cerca de 20% de crianças e adolescentes apresentem, pelo menos, uma perturbação mental antes de atingir os 18 anos de idade. (PNSE, 2015) O conceito de Saúde Mental Positiva (SM+) surge como parte integrante da saúde global da pessoa. A terminologia ‘positiva’ pretende considerar a promoção de ações no sentido de reforçar e potenciar a saúde mental na sua generalidade. (Lluch, 2008) Baseado nos estudos do Modelo Multifatorial de Teresa Lluch (1999), foi proposto para o presente trabalho a conceção e validação de um Programa Promotor de Saúde Mental Positiva no âmbito da enfermagem de saúde mental direcionado para adolescentes que frequentem o terceiro ciclo de estudos. Foram elaborados os seguintes objetivos para este estudo: ü Elaborar um programa de enfermagem em Saúde Mental Positiva baseado no Modelo Multifatorial de Teresa Lluch; ü Implementar um programa de saúde mental positiva no âmbito da carteira de serviços dos cuidados de saúde primários, como resposta ás diretrizes do programa nacional de saúde escolar (PNSE, 2015); ü Analisar a eficácia do programa de saúde mental positiva na promoção da saúde mental dos adolescentes em ambiente escolar; ü Avaliar os níveis de saúde mental positiva dos adolescentes em ambiente escolar. Metodologia: Estudo misto, quase-experimental (através de um estudo piloto) e também observacional-descritivo transversal, centrado num Focus Group. A amostra foi constituída por 157 alunos com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, e como instrumento foi criado um questionário individual, em que englobava a escala de vulnerabilidade psicológica e o questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+). O primeiro Focus Group foi formado para analise do questionário individual e o Segundo Focus Group para discussão do programa promotor de saúde mental. Após recolha dos questionários e análise dos resultados do QSM+ nas diferentes turmas foi escolhida a turma-piloto. Resultados: Na turma piloto a média do QSM+ pré-programa era de 94,35, no pós-programa teve uma diminuição, e situava-se nos 92,61. A escala de vulnerabilidade psicológica no préprograma, a média era de 14,52 e no pós-programa de 14,26. Utilizou-se a triangulação dos dados para sua validação. Conclusões: A implementação do programa melhorou a saúde mental positiva dos participantes. Sabendo que a saúde mental é trabalhada com base na continuidade, acredita-se que o fator tempo foi limitador neste estudo. Teria sido uma mais-valia realizar um follow-up no final do ano letivo.

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Enfermagem saúde mental Saúde mental positiva Adolescentes

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