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Advisor(s)
Abstract(s)
A OMS estima que cerca de 20% de crianças e adolescentes apresentem, pelo menos,
uma perturbação mental antes de atingir os 18 anos de idade. (PNSE, 2015)
O conceito de Saúde Mental Positiva (SM+) surge como parte integrante da saúde global da
pessoa. A terminologia ‘positiva’ pretende considerar a promoção de ações no sentido de
reforçar e potenciar a saúde mental na sua generalidade. (Lluch, 2008)
Baseado nos estudos do Modelo Multifatorial de Teresa Lluch (1999), foi proposto para o
presente trabalho a conceção e validação de um Programa Promotor de Saúde Mental
Positiva no âmbito da enfermagem de saúde mental direcionado para adolescentes que
frequentem o terceiro ciclo de estudos.
Foram elaborados os seguintes objetivos para este estudo:
ü Elaborar um programa de enfermagem em Saúde Mental Positiva baseado no Modelo
Multifatorial de Teresa Lluch;
ü Implementar um programa de saúde mental positiva no âmbito da carteira de
serviços dos cuidados de saúde primários, como resposta ás diretrizes do programa
nacional de saúde escolar (PNSE, 2015);
ü Analisar a eficácia do programa de saúde mental positiva na promoção da saúde
mental dos adolescentes em ambiente escolar;
ü Avaliar os níveis de saúde mental positiva dos adolescentes em ambiente escolar.
Metodologia: Estudo misto, quase-experimental (através de um estudo piloto) e também
observacional-descritivo transversal, centrado num Focus Group. A amostra foi constituída
por 157 alunos com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, e como instrumento foi
criado um questionário individual, em que englobava a escala de vulnerabilidade psicológica
e o questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+). O primeiro Focus Group foi formado para
analise do questionário individual e o Segundo Focus Group para discussão do programa
promotor de saúde mental. Após recolha dos questionários e análise dos resultados do QSM+
nas diferentes turmas foi escolhida a turma-piloto.
Resultados: Na turma piloto a média do QSM+ pré-programa era de 94,35, no pós-programa
teve uma diminuição, e situava-se nos 92,61. A escala de vulnerabilidade psicológica no préprograma,
a média era de 14,52 e no pós-programa de 14,26. Utilizou-se a triangulação dos
dados para sua validação.
Conclusões: A implementação do programa melhorou a saúde mental positiva dos
participantes. Sabendo que a saúde mental é trabalhada com base na continuidade,
acredita-se que o fator tempo foi limitador neste estudo. Teria sido uma mais-valia realizar
um follow-up no final do ano letivo.
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Keywords
Enfermagem saúde mental Saúde mental positiva Adolescentes
