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Authors
Abstract(s)
Este estudo visa compreender as atitudes dos Professores dos Cursos
Profissionais face à Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nesses
cursos.
A Escola Inclusiva visa que todos os alunos, independentemente das suas
características tenham acesso à Escola, ora a Escola sendo uma entidade de formação a
nível pessoal e social deve proporcionar aos alunos NEE, que não são capazes de
finalizar a escolaridade obrigatória, cursos de formação profissional, de forma a realizar
a transição desses para a vida ativa. Com o Decreto-Lei n.º 3/2008, a Escola para além
da realização de uma gestão flexível do currículo, passou a exigir aos professores uma
diversificação de atividades/estratégias que fossem de encontro a todos os alunos,
promovendo assim, um maior sucesso educativo.
Os Cursos Profissionais (designação atual), surgiram em Portugal na altura do
Estado Novo, destinam-se aos alunos que concluem o 9.º ano de escolaridade ou
formação equivalente, e que optam por um sistema de ensino de caráter mais prático,
com formação orientada para a sua integração direta no mercado de trabalho.
Este estudo permitiu concluir que, na sua maioria, os professores consideram os
Cursos Profissionais benéficos para os alunos NEE, essencialmente pelo caráter prático
da formação, considerando também que estes permitem uma melhor inserção no
mercado de trabalho, todavia, reconhecem que essa inserção não é fácil para os mesmos.
Discordam ainda que a inserção destes alunos em CP lhes permite uma maior
autonomia na aquisição de competências. Também se concluiu que os docentes acham
que a aprendizagem é mais eficaz com a cooperação de todos os intervenientes no
processo de ensino-aprendizagem, para que se atinja o sucesso, manifestando
discordância em relação ao docente de Educação especial ser o único responsável pela
educação e integração da criança com NEE. A reduzida dimensão da amostra, limitada a
uma única escola da Região Norte, permite apenas um panorama da realidade em
estudo, impedindo, deste modo, tirar conclusões gerais definitivas.
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Integração Escolar Passagem à vida ativa